O Sebrae, a CDL Eunápolis, a Prefeitura Municipal de Eunápolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com correalização do Senac e Abrasel, abriram oficialmente a 4ª edição do evento Festival Gastronômico de Eunápolis com o tema “Sabores da Terra”.
O evento anual tem o objetivo de consolidar a gastronomia eunapolitana como referência profissional gastronômica, por meio da promoção de experiências únicas aos clientes, propagando sua diversidade, gerando negócios de modo estratégico, além de fortalecer o comércio dos estabelecimentos participantes.
Durante a abertura, foram convidados os chefes Flávio Fernandes Vasconcelos, proprietário do restaurante Ro.Za Bistrô, localizado em Arraial D’Ajuda-BA, conhecido pela sofisticação, e o chefe David Capó, que há seis anos mantém o empreendimento “Os Ribeirinhos”, em Porto Seguro, característico por oferecer uma gastronomia artesanal com influência mediterrânea.
Além deles, várias outras personalidades ilustres prestigiaram o evento, que segue de 25 de agosto a 12 de setembro. Todas as informações dos pratos e estabelecimentos estão no perfil @festivaleunapolis.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, lembrou que o Festival na cidade começou em 2020, durante a pandemia de covid-19. “Chegar nesse momento, para abrir a 4ª edição, é motivo de muita alegria. A gente abre hoje o evento, mas são 43 restaurantes que passaram por uma sequência de capacitações. Até o dia 12 de setembro, o Festival está nas ruas”, disse.
Arnaldo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico de Eunápolis, representando a prefeita Cordélia Torres, reiterou que agora o Festival faz parte do calendário anual da cidade. “Isso gera um impacto econômico muito grande para o comércio e turismo gastronômicos. São duas semanas de lazer, de uma economia pujante, que só agrega resultados”.
Laerte Ferreira, diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), falou sobre o objetivo de fomento regional. “Fazer com que as pessoas, moradores locais e turistas, conheçam nossos bons restaurantes e venham participar conosco. A CDL vem fomentando muito isso da colaboração mútua”.
Nanci Costa, gerente do Senac, celebrou a participação efetiva da instituição em mais uma edição. “Os festivais gastronômicos, além de promover os negócios, eles promovem a felicidade da comunidade. E o Senac interfere nisso requalificando e aperfeiçoando os profissionais desse contexto”.
Alex Di Pasquale, presidente da Abrasel, parabenizou os organizadores pela movimentação junto ao setor. “Eventos como o Festival só podem fortalecer esse setor que merece visibilidade, que é um dos motores principais desse país”.
Também participaram do evento as equipes do Sebrae de Eunápolis e de Teixeira de Freitas; João Luís Gavassoni, vice-presidente da CDL, e equipe; Felipe Santana, representando os empresários do Festival Gastronômico, e Christian Fragoso, empresário e proprietário do restaurante Fragoso, participante desde da primeira edição do Festival Gastronômico.
A abertura do Festival contou ainda com a apresentação Laira Amparo, do Ballet Municipal de Eunápolis.