Nesta sexta-feira, 06 de outubro, Prado ficou ainda mais envolto da gastronomia e turismo com a abertura do 17º Festival Gastronômico e Cultural, que aconteceu oficialmente na Praça da Matriz.
O evento segue até o dia 22 de outubro. Até lá, os 74 estabelecimentos participantes apresentarão através do tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”.
O Festival é realizado pelo Sebrae, Prefeitura de Prado, Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), Senac, Associação Comercial, Industrial e Serviços de Alcobaça (ACISA), e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), com o patrocínio do Banco do Nordeste – Governo Federal, Bahia Pesca e Bahia Turismo – Governo do Estado.
Após a abertura na última noite, os estabelecimentos em Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau receberam itens de identidade visual exclusivos do evento. São seis categorias diferentes nesse Festival: prato principal, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e drinks.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, falou sobre a satisfação em realizar conjuntamente o evento desde a primeira edição. “Ele não só alimenta seu próprio setor, como outros setores da economia. É uma ação de mercado importante nesse contexto”, disse.
Ainda segundo Alex, os participantes foram desafiados a trabalharem a sustentabilidade, algo bem aceito. Ao término do evento, o restaurante que apresentar o melhor case ligado a essa será presenteado. Outras novidades são a Cozinha Show e a tenda sensorial.
Geise Langa, presidente da Acisa e diretora da Aprhope, destacou o caráter regional do Festival. “Nós pensamos sempre em Costa das Baleias. A gente é uma grande família. Toda vez que tem o evento de alguém, a gente faz questão de estar presente. Esse será mais um belo festival e convidamos a todos para virem”.
Alex Di Pasquale, presidente da Abrasel, declarou ser um grande prazer estar na 17ª edição do Festival. “É muita história. Olhamos sempre para o Festival de Prado com admiração, como modelo mesmo. Com certeza, será um grande sucesso”.
Nanci Costa, gerente do Senac, ressaltou que tais festivais movimentam toda uma cadeia produtiva. “Todos se envolvem justamente por compreender a importância para o segmento gastronômico. O legado é fazer também com que o Senac aumente e fomente as capacitações”.
Iracema Ribeiro, secretária de Turismo e Cultural de Prado, disse que a edição reserva muitas surpresas e privilegia a sustentabilidade. “A gente fica muito feliz com toda essa capilaridade que o evento vem tomando e as possibilidades de negócio. Tenho certeza que irá superar todas as expectativas”.
Eliana Alves, presidente da Aprhope, destaca que “é com grande satisfação que a gente vê que o evento cresceu, estamos no mapa do turismo e isso nos dá muito orgulho. Isso não seria possível sem nossos parceiros”.
Gilvan Santos, prefeito de Prado, considerou a relevância de realizar o evento em sua 17ª edição. “Nosso município só tem a se fortalecer com esse evento, gerando emprego e a economia crescendo bastante. Vamos trabalhar a cada ano para o festival se tornar ainda melhor”.
O evento contou ainda com a apresentação musical com Orquestra Filarmônica Lira Pradense e o prestígio de autoridades, a Família Bee e comunidade em geral.