Esportes de aventura atraem novo perfil de turista para o extremo sul baiano

Esportes de aventura atraem novo perfil de turista para o extremo sul baiano
Quadriaventura
Que o extremo sul da Bahia possui belíssimas praias, paisagens exuberantes e pedaços preservados de mata não é novidade para ninguém, e há anos o turista tradicional acorre para a região justamente por essas qualidades. Mas esses atrativos estão servindo agora para trazer um novo perfil de turista: o aficionado por esportes de aventura. Só neste primeiro semestre, três eventos do gênero prometem agitar ainda mais as cidades da região, sendo que o mais importante deles é considerado uma verdadeira copa do mundo.

O extremo sul vai sediar este ano a oitava edição do Ecomotion, evento de esportes radicais que acontece de 7 a 17 de abril, com largada na cidade de Prado. Quarenta e cinco equipes de todo o mundo vão percorrer 550 km entre a Costa das Baleias e a Costa do Descobrimento, praticando diversas modalidades de esportes de aventura, como trekking, canoagem, mountain bike, técnicas verticais, escalada e orientação.

“O extremo sul tem conquistado nos últimos anos eventos importantes no segmento de aventura”, avalia o coordenador do Sebrae no extremo sul, Jorge Cunha. “Um dos mais importantes é o Ecomotion, que dará à região uma grande visibilidade de mídia, além da movimentação econômica, atraindo turistas com perfil econômico diferenciado e com poder aquisitivo elevado”.

Cunha lembra que a formatação e comercialização de novos produtos para este segmento é um dos focos estratégicos dos projetos de turismo dos quais o Sebrae é parceiro. “Teremos até 2013 ações, tanto na Costa das Baleias quanto na Costa do Descobrimento, para tornar as empresas turísticas mais competitivas e sustentáveis”, revela.

O Ecomotion valerá com seletiva para o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura (ARWC 2011). Desde 2004 a prova brasileira faz parte do AR World Series, o circuito mundial da modalidade, e em 2008 serviu ela própria como campeonato mundial. Os atletas terão seis dias e cinco noites para conhecer 84 Km de praias. A previsão é que cerca de 30 milhões de pessoas acompanhem as provas em tempo real através de vários canais de TV (Sky, Rede Globo, Globo International, Sky International, Esporte e Adventure) e pela internet.

A competição vai contar com a presença da elite mundial do esporte de aventura. Serão 180 atletas, 45 jornalistas e 1,5 mil acompanhantes técnicos. Cada equipe tem uma estrutura técnica de apoio, com caminhões, carros, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais. Três helicópteros darão assistência 24 horas nos 10 dias do evento.

Já estão inscritas equipes da Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Arábia Saudita, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal Chile, Argentina, Estados Unidos, Costa Rica e de mais 20 estados do Brasil. A Prefeitura de Prado e a organização do evento fizeram um acordo para utilizar a mão de obra de 400 pessoas da cidade e região.

A organização do evento está por conta da Daventura, empresa que atua em todo o Brasil prestando serviços ligados aos segmentos de turismo, ecoturismo, esportes e turismo de aventura. De acordo com Tiago Valois, diretor da empresa, a decisão de realizar o evento na Bahia, especificamente no extremo sul, foi baseada em uma longa análise técnica dos atrativos naturais da região e na sua capacidade de oferecer serviços turísticos e logísticos.

Ele disse que serão duas zonas turísticas envolvidas, a Costa das Baleias, representada por Prado e Itamaraju, e a Costa do Descobrimento, representada por Porto Seguro, mas que também envolve outros municípios, como Guaratinga, Itabela e Eunápolis.

Cultura, aventura e ecoturismo

Dois outros eventos esportivos menores em tamanho, mas não em importância, também serão realizados no primeiro semestre no extremo sul. Em um deles, só valem quadriciclos. No outro, serão as motocicletas que ditarão o ritmo das provas. Ambos compartilham o mesmo objetivo: unir ecoturismo, esporte de aventura, cultura, educação ambiental e diversão.

A 1ª Quadri Aventura do Descobrimento será realizada entre 21 e 23 de abril, em Porto Seguro. Quem está trazendo o evento é a Estrada Real Adventure, empresa especializada em tematizar rotas e expedições. A expedição, que trilhará os 130 km da chamada Rota do Descobrimento, é totalmente voltada aos quadriciclos. Serão 60 ao todo. Os expedicionários atravessarão rios, farão travessias de balsa e até mesmo em canoas, cruzarão belas paisagens, reservas florestais e as áreas de reserva indígena.

Amantes do Motocross não ficar fora dos eventos esportivos. No dia 23 de abril, Eunápolis recebe a abertura da 1ª Copa Extremo Sul de Motocross, no Motopark Eunocross, com a participação de pilotos de vários estados. Serão disputadas provas em várias categorias: Mirin Motos, 80 CC/CRF 230CC para pilotos de até 15 anos, Trilheiros nacional – Força livre nacional, CRF 230CC, Importada intermediária e Força livre importada.

Fonte: Débora Vicentini/Ascom do Sebrae

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui