Espírito Santo: Domínio próprio

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5.22-23)

“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Ef 1.13-14) Esta foi a compreensão de Paulo, inspirado pelo Espírito Santo. Não há discípulo de Jesus que não tenha sido selado pelo Espírito Santo. A salvação que Cristo nos concede é operada em nós pelo Espírito Santo. Jesus disse: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” (Jo 3.5) Aquele que não está sob a ação do Espírito Santo, aquele que não recebeu a dádiva da presença de Deus em sua vida, ainda não experimentou a salvação em Cristo Jesus. Pois quando cremos, somos selados com o Espírito Santo.

Não se trata de quanto alguém possa merecer. É pela graça. É a salvação. Uma pessoa perdida não pode se achar para depois ser achada. Um perdido não pode fazer nada por si mesmo. Este é o significado espiritual de perdição. É como cantamos no passado: “Perdido andei na escuridão, mas Cristo me encontrou. E com a luz do seu amor as trevas dissipou!” Se Ele não nos procurasse e nos achasse, ainda estaríamos perdidos! Um morto não pode melhorar, não pode dar vida a si mesmo. “Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo.” (Cl 2.13) Fomos resgatados. E não apenas isso: Deus em Cristo nos fez participante de Sua bendita presença por meio do Espírito Santo que habita conosco! Agora, tudo mudou.

Não estamos mais mortos ou perdidos. Já sabemos para onde ir e há vida em nossa vida. A vida de nosso Senhor Jesus Cristo nos deu vida. O Espírito Santo continua agindo e nos fortalecendo. Ele nos fortalece para que possamos testemunhar o que Cristo fez (At 1.8). Por isso temos agora a missão de anunciar as grandezas daquele que nos resgatou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pd 2.9). Ele nos capacita. Não estamos mais à deriva. Porque Ele está conosco já podemos crescer no domínio próprio. Podemos dizer “não” a nós mesmos e seguir a Cristo. Podemos conter nossos ímpetos, iras, compulsões por gastar, por pornografia, por comida, por “amores”. Não é fácil, mas não estamos sozinhos. Se falharmos ainda seremos amados e bem-vindos. Ele jamais nos abandonará ou nos rejeitará. Mas já podemos melhorar e fazer novas escolhas. O Espírito de Deus está conosco! Podemos viver nosso dia hoje de um jeito novo.

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui