O espetáculo “Cantos e Encantos do Mar” será apresentado na 16ª Semana Cultural da Baleia Jubarte, em Caravelas. A Semana Cultural é uma iniciativa do Instituto Baleia Jubarte e já faz parte do calendário local. O evento acontece nos dias 19 e 20 de dezembro.
O show “Cantos e Encantos do Mar” é produzido pelo Movimento Cultural Arte Manha e Grupo Afro indígena de Antropologia Cultural, UMBANDAUM, parceiros do Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Baseado na comunicação social e na intervenção artística no processo de educação ambiental, o espetáculo mistura teatro, música e dança para alcançar públicos diversos. A atração tem por objetivo informar e sensibilizar crianças e adultos de forma que o público se reconheça nos elementos culturais apresentados.
O município de Caravelas (BA) e região do Banco dos Abrolhos são locais de atuação do Projeto Meros do Brasil. A região possui a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul Ocidental e é considerada pelo Ministério do Meio Ambiente como área de extrema importância biológica para a conservação da biodiversidade costeira e marinha no Brasil.
O coordenador das atividades do PMB na Bahia e autor do show, Jorge Galdino, afirma que “o espetáculo Cantos e Encantos do Mar tem sido um veículo de comunicação simples e direta, que atende aos anseios das comunidades de marisqueiras(os) e pescadores(as) nas questões relacionadas ao reconhecimento das atividades de pesquisas e conservação das espécies marinhas ameaçadas na região dos Abrolhos”.
Além disso, o Centro de Convivência dos Pescadores, em Barra de Caravelas – BA e também local da festa, terá sua inauguração para o público, tomado por uma energia alto astral que será proporcionada por apresentações musicais como Umbandaum 30 Anos, Ruy Galdino e Preto Vibration.
Serviço:
16ª Semana Cultural da Baleia Jubarte
Barra de Caravelas/BA
Centro de Convivência dos Pescadores
dias 19 e 20 de dezembro
entrada gratuita
- Show Cantos e Encantos do Mar com o grupo Umbadaum
sexta-feira – dia 20/12 – às 20h30
Sobre o Projeto Meros do Brasil
Atuando há 16 anos na pesquisa e conservação dos meros e dos ambientes marinhos e costeiros, o Projeto Meros do Brasil tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e integra a Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (BIOMAR), que tem como foco a proteção e pesquisa de espécies marinhas e dos habitats relacionados. Os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar compõem a Rede e junto com a Petrobras atuam de modo integrado na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.
Os meros, criticamente ameaçados de extinção, são peixes muito vulneráveis à pesca por possuir taxas de crescimento lento, ter maturação sexual tardia, atingir grande tamanho e formarem cardumes para a reprodução.