Espelho

Você sabe o que um espelho faz? Reflete? Inverte tudo. Não existe bom ou mau. Depende de que lado do espelho você está. Na Justiça, no governo ou no congresso.

Este espelho contamina a vida de todos nós. É por isto que eu gosto tanto de ler para não interpretar a vida invertido. Vi um casal americano esta semana e várias pessoas no Brasil, que se recusaram a tomar a vacina e morreram, as ilusões não tem defeito, mas ler não é para fugir da vida real em busca de um universo imaginário, mas para voltar ao mundo trasformado por minhas leituras.

Enriquecido por minhas viagens e por meus encontros na ficção e cheio de vontade de reinvesti-los no real. Para que servem os livros, se não para nos reconduzir à vida, se não para nos fazer beber dela com mais avidez e sabedoria?

“Viver é fácil com os olhos fechados”. É o nome de um filme, mas poderia ser de uma crônica, uma poesia ou um livro que tentasse nos despertar para a vida. A vida nunca parecera tão frágil ou tão cheia de ameaças. O pânico arranha com garras febris o fundo de muitas mentes quando já é tarde para aprender.

Viver uma vida desapaixonada e culta, ao relento das ideias, lendo, sonhando, e pensando em escrever, uma vida suficientemente lenta para estar sempre à beira do tédio, bastante meditada. Viver essa vida longe das emoções e dos pensamentos, só no pensamento das emoções e na emoção dos pensamentos. Reconhecido ao sol do seu brilho e às estrelas do seu afastamento. Não ser mais, não ter mais, não querer mais…pensando talvez no eterno.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui