Especialmente criados

“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.” (Gênesis 1.26)

Não somos um acaso, um incidente. Fomos criados. Fomos especialmente criados. Depois de criar tudo e ver que tudo era muito bom, Deus criou o ser humano e entregou-lhe tudo que havia criado. Somos filhos de Deus por criação. Todos nós. Sermos filhos de Deus por criação define o tipo de ser que somos. Não somos como os demais seres e coisas. Temos autonomia e criatividade. Somos semelhantes a Deus, eles não. Eles se repetem, sendo definidos pela espécie. Conheça um cavalo de determinada raça e terá conhecido todos os cavalos daquela raça, com pouquíssimas variações. Conheça duas pessoas, filhas dos mesmos pais, criados na mesma casa, sob as mesmas orientações e conhecerá pessoas completamente diferentes, que reagem à vida e comportam-se de maneiras diferentes. A diferenciação é a regra entre nós. Podemos ser únicos, pois fomos criados para ser únicos. 

Como filhos de Deus por criação, somos seres pessoais, com capacidades que nos definem como pessoas, algo mais que apenas um mamífero ou um animal. Somos seres volitivos: avaliamos opções, fazemos escolhas, temos vontade própria. Desejamos e rejeitamos. Somos seres emotivos: lidamos emocionalmente com a vida. Gostamos, desgostamos, odiamos, amamos, nos entristecemos e nos alegramos tudo isso de forma muito distinta de como um cachorro manifesta estes sentimentos. Sentimos, mas somos capazes de lidar com nossos sentimentos, pois somos seres racionais, capazes de fazer julgamentos. Pensamos e pensamos sobre o que pensamos! Somos capazes de avaliar a nós mesmos, de ter consciência de nós mesmos. Percebemos e compreendemos situações, temos dúvidas e buscamos evidências. A integração dessas capacidades gera a nossa pessoalidade, algo lindo e encantador, se desenvolvemos uma existência saudável.

Deus nos fez semelhante a Ele e assim nos deu condições para governar e usufruir do mundo que havia criado um mundo sustentável e ecologicamente equilibrado. Mas não fomos criados para as coisas criadas. Fomos criados para Ele, que nos dotou das capacidades necessárias para nos relacionarmos com Ele. Mas a narrativa das Escrituras nos diz que escolhemos viver independentes. Preferimos ser nossos próprios deuses a amar a Deus. E o que era bom ficou confuso! A ordem foi subvertida. Ganância, maldade, hipocrisia, culpa, amores e ódios desorientados passaram a manifestar-se em nossa vida. A degradação entrou na história e afetou a criação. Deixamos de usar nossas capacidades apenas para o bem. Inventamos males. Somos pecadores. Somos transgressores. Desistimos de Deus, mas Deus não desistiu de nós. Ele sabe quem fomos criados para ser. Nós deixamos de saber! Nele está a nossa vida. Porque Deus nos ama, nem tudo está perdido. Olhe ao redor. Você não foi criado apenas para isso. Foi criado para Deus!

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui