Especialistas indicam o que faz mal e o que é bom no calor intenso

Nesse calor, beber água bem gelada, ingerir bebida alcoólica ou praticar esporte podem fazer mal?

Dia 26 de dezembro, uma quarta-feira. No Rio de Janeiro, o maior calor desde que se começou a medir a temperatura na cidade, 97 anos atrás.

Foram 43,2°C em Santa Cruz, na Zona Oeste. No sul do país, temperaturas acima dos 40°C. E o verão só está começando.

Esse calor terrível dos últimos dias foi só um prenúncio do que nós vamos ter que enfrentar até março? Quem tem as respostas é o meteorologista Olívio Bahia, do Inpe-Cptec, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Fantástico: Olívio, o que é que provocou tanto calor? E ele vai continuar?

Olívio: O período de verão é marcado pela forte incidência de radiação solar. A radiação aquece a superfície terrestre e consequentemente ela eleva as temperaturas nesse período. Além desse fator da radiação ser bastante intensa no verão, nós tivemos o outro sistema meteorológico, uma área de alta pressão que atuou em torno de 4 e 5 mil metros de altura, por isso foi registrado temperaturas de até 10°C, 12°C acima da média em áreas do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e também áreas de São Paulo e do Paraná.

Fantástico: Essa temperatura superelevada que a gente viu, por exemplo, em Santa Cruz, aqui no Rio de Janeiro, já é uma consequência do aquecimento global, ou é consequência da urbanização, das construções que deixam o lugar mais quente?

Olívio: É claro que a urbanização também ajuda. Em São Paulo, principalmente, que é bastante urbanizado, temos muito concreto e muito asfalto, isso ajuda a manter as temperaturas elevadas em alguns períodos do ano. Então isso pode se repetir em alguns momentos desse verão.

Fantástico: O que a gente pode esperar em termos de temperatura para essa semana que está começando agora com o feriadão do ano novo?

Olívio: O último dia do ano, dia 31, a gente tem aí uma amenização das temperaturas, elas devem voltar em torno do normal, o tempo fica abafado com máximas na casa dos 28°C, 30°C na capital São Paulo e também dentro da normalidade tanto em Porto Alegre quanto em Curitiba e também no Rio de Janeiro.

E agora preste atenção em dez coisas que você precisa saber sobre o calor.

Fantástico: Doutor, o calor pode matar?

Luiz Alexandre Essinger, médido: Pode, o calor pode matar. Não é de uma hora para outra, isso leva normalmente de dois a três dias. O paciente sofre com a temperatura e ele vai entrando num colapso de choque, em coma e morte.

Idosos e crianças são os mais afetados nessa onda de forte calor e precisam de muita atenção. Veja outras dicas importantes:

Quantos litros de água é necessário beber num dia de calor, num dia que está muito quente?

Serafim Borges, fisiologista: O ideal seria uma ingestão de 2,5 litros d’água nas 24 horas. Se não consegue isso, mas se conseguir pelo menos 1,5 litros d’água nessas 24 horas, você está fazendo uma reposição, entendendo que a água é o melhor hidratante que existe.

Tomar água gelada no calor faz bem?

Serafim Borges: É importante é que se tome sempre água gelada, veja você que o ideal seria cinco graus, você não consegue ter essa temperatura na água, mas quanto mais gelada for a água melhor, porque ela não estando próxima à temperatura do seu corpo, ela entrando no seu tubo digestivo estando ela gelada ela sai mais rapidamente e faz uma hidratação mais adequada.

Em dia de sol muito forte é melhor vestir roupa clara ou escura?

Salo Buskman, médido: A roupa clara normalmente reflete os raios ultravioleta com mais propriedade do que a roupa escura, que os absorve.

Serafim Borges: Além de claras elas devem ser bastante largas no corpo, para que você possa fazer uma ventilação perfeita para resfriar seu corpo e ter uma temperatura adequada para a prática do exercício e até para o dia a dia de caminhar e trabalhar no calor.

É seguro praticar esporte nesse calor?

Salo Buskman: Na verdade deve-se evitar qualquer tipo de exercício mais extenuante entre o horário das 11h e das 17h, que é o horário mais quente. Essa atividade mais extenuante eleva muito a temperatura corporal e eleva muito os riscos de uma desidratação.

Eu queria saber se choque térmico dá resfriado?

Serafim Borges: O choque térmico não dá resfriado. Estando com sua imunidade baixa, deprimida, obviamente você fica mais sujeito a ter alguma infecção.

Como deve proceder quem está na praia quente e quer entrar na água gelada do mar para se refrescar?

Luiz Alexandre Essinger: O ideal é que na água fria primeiro molhe os tornozelos e os punhos e, aos poucos, vai baixando a temperatura corporal até finalmente entrar totalmente nessa água gelada.

Banho frio ajuda durante o verão?

Serafim Borges: O banho facilita a queda da temperatura corporal.

Faz mal passar o dia inteiro no ar condicionado?

Salo Buskman: Num clima muito quente o ar condicionado é bem vindo, é desejável, porque é melhor do que se expor à alta temperatura no exterior.

Num dia muito quente é perigoso consumir bebida alcoólica?

Salo Buskman: A bebida alcoólica pode dar uma falsa sensação que o indivíduo está se hidratando, mas na verdade ela tem um efeito diurético, então o indivíduo está piorando a sua desidratação.

Por que o calor deixa a gente tão mole?

Salo Buskman: Quando a pessoa começa a fazer a desidratação decorrente do calor, ele pode vir a ter câimbras, tonturas, sensação de fraqueza, dor de cabeça e náuseas, isso deve servir de alerta para o fato de que o indivíduo está se desidratando.

Sombra, água fresca, roupas leves e claras e álcool com moderação. Bom verão pra todos.

 

Fonte: Fantástico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui