Especial 35 anos: 24 fotos para você ver Teixeira de Freitas por outro ângulo

Fotos: Wesley Morau

Neste sábado, 9 de maio,  Teixeira de Freitas completa 35 anos de emancipação político-administrativa, e, para celebrar, pedimos as fotos mais atuais da cidade para alguém que sempre a vê por outro ângulo, mais que isso, quem sabe escolher o melhor ângulo para capturar e eternizar a história.

E por falar em história, a do município aponta que antes de ser Teixeira de Freitas, teve alcunha de Tirabanha, Mandiocal, Comércio de Pretos, São José de Itanhém…

Em 15 de novembro de 1984 foi realizado o plebiscito onde os moradores do povoado de Teixeira de Freitas, então dividida pela avenida Marechal Castelo Branco entre os municípios de Caravelas e Alcobaça, escolheram não depender mais das cidades-sede. Um ano e alguns meses depois, 1985, houve a eleição que elegeu Timóteo Alves de Brito como o primeiro prefeito da cidade recém-emancipada.

Neste ano, a cidade, como todo o mundo, vive à sombra de uma pandemia que impôs um novo modo de vida: nada de abraços, apertos de mãos, aglomerações, visitas…

O comércio teve que se reinventar, nunca foi tão importante a figura de um motoboy, afinal, em terra de isolamento social, o delivery é rei. Como se vê nas fotos acima, há menos pessoas nas ruas.

Pais, mães precisam se desdobrar entre o trabalho remoto e o ‘professorar’, dando suporte aos filhos em aulas virtuais, e do lado de lá um educador superando-se, mais uma vez. Parece que a pendemia veio fazer-nos (re)aprender o valor de algumas coisas.

Amanhã, Dia das Mães, não deve ter aqueles momentos calorosos de encontros familiares: ‘para o seu bem, minha mãe, vou ficar em casa’, dirão muitos. E precisa ser assim. Amar é proteger!

Por isso, neste dia 9 de maio, a festa da cidade tem novo formato: a Live “Folia em Casa Teixeira”, a partir das 17 horas.

E no mesmo estilo #fiqueemcasa, OSollo trouxe para você imagens da nossa cidade, eternizadas pelas lentes e olhar incrível do fotográfo Wesley Morau.

9 COMENTÁRIOS

  1. Mostre as fotos do lado da rodoviaria nova ,pessoas fazendo em casa bairro de 3 a 4 lixões ,e nao ha fiscalização da prefeituras pra deter esse avanço de lixões ambulantes pelos bairros ,no fundo da rodoviaria nova onde deveria ter uma rotatória com uma praça de lazer ,É um matagal de lama com lixao horroroso e fedido ,mostre o mercado municipal sujo ,alimentos vendidos expostos a moscas e desorganizado ,ruas esburacadas ,esgoto a ceu aberto ,quando nao é uma poeira horrível ,chove e tudo vira uma lama ,um nojo ,preguiça disso tudo afffff nos poupem .

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui