Espaço sideral

Espaço sideral

O veículo Curiosity é o maior laboratório robotizado móvel já criado pela NASA para estudar Marte. Alguns milhares de anos atrás, a humanidade achava que este planeta era um deus, e hoje o buscamos com interesse científico, mas aprendemos com os povos primitivos que a humanidade está sempre em evolução, a cada dia, a cada hora, e existe no fundo de cada um de nós um resto de misticismo, e basta as vezes as emolientes brancuras de um luar para que este fundo místico suba, se alargue como um nevoeiro, encha a alma, a sensação e a ideia, e fique assim o mais matemático ou o mais visionário, tão idealista que queremos chegar as estrelas.

O lançamento da Voyager 2, que fez um passeio pelos planetas, permitiu a rápida saída do sistema solar. Depois de passar por Júpiter em 1979, a Voyager passou pela órbita de Plutão em 1993 e entrou no reino do espaço interestelar. Ninguém está a bordo da nave espacial, mas um registro fonográfico dourado afixado em seu lado leva gravados os sons terrestres de, entre muitas coisas, batidas do coração humano, voado cada vez mais longe, no abençoado silêncio do espaço sideral, lá os momentos não contém promessas, mas talvez, encontre outras civilizações extraterrestres. Visto da Voyager, tão longe da Terra a vida inteira desvanece, evapora.

Hoje, temos uma sociedade ampla, mas anseio pelo dia em que o sistema solar vai se tornar nosso quintal coletivo, explorado não só com robôs, mas com a mente, o corpo e a alma de nossa espécie. Ah, bem sei, a compressão do mundo se alterou deste os tempos que os antigos adoravam as estrelas.

Hoje, quem faz o destino somos nós. E temos empresários como Elon Musk, que já demonstrou publicamente preocupações com a extinção da humanidade, também, propôs soluções das quais algumas são o objetivo principal de suas empresas e já estão sendo feitas na prática. Entre elas, a redução do aquecimento global e a colonização de Marte além do desenvolvimento seguro da inteligência artificial.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui