ESCOLHA SER MELHOR

“Então serei íntegro, inocente de grande transgressão.” (Salmos 19.13b)

Integridade – característica do que está inteiro; virtude de quem se mantém correto e verdadeiro. Quanta integridade nos habita? Diria que isso depende. Do ponto de vista prático, podemos viver  dias de maior integridade e outros de lamentável corrupção, mesmo mantendo inalterados os conceitos de certo e errado em nossa mente. Somos pecadores. Quando nos vemos diante da releitura que Jesus fez da lei, no Sermão da Montanha, mostrando que a transgressão pode acontecer dentro de nós, mesmo que não a pratiquemos, fica claro que estaríamos em apuros, não fosse a graça que Ele nos trouxe. Ele nos mostrou como é abundante o pecado em nós, mas revelou também como é superabundante a graça divina. Mas a graça não é apenas uma tolerância ao nosso pecado. É, sobretudo, o caminho para não pecarmos.

Pela graça temos paz e comunhão com Deus. E em comunhão com Deus somos fortalecidos para não pecar. Em comunhão com Deus recebemos Seu amor e aprendemos a amar a Deus e as pessoas. Quando estamos nos ocupando em amar, temos menos tempo para pecar. E a vida de comunhão com Deus, fruto da graça amorosa que recebemos em Cristo, possibilita-nos vitórias sobre nossa condição e encaminha-nos para a benção da santidade. A santidade é uma experiência de regeneração. Vamos sendo ajudados a ser quem Deus nos criou para ser. E Ele não nos criou para o mal, para o que desonra, para o que fere. Ele não nos criou para o egoísmo, o orgulho e a ganância. Mas para a comunhão, a humildade e a generosidade.

Há duas coisas importantes que Davi busca em Deus e que o levaram à integridade que ele celebra no verso de hoje: o perdão e a consciência dos pecados que não consegue perceber e o livramento dos pecados que ele gosta de praticar (Sl 19.12-13). Também precisamos dessas duas bençãos para crescermos em integridade. Para vivermos mais integramente. Todos podemos experimentar mais santidade. Deus pode e quer nos ajudar. Podemos orar como o salmista. Podemos ser mais vigilantes e decididos a ser melhores. Não poderemos crescer espiritualmente se não escolhermos lidar com nossas fraquezas e inclinações para o mal. Se não pararmos de justificar nossas más escolhas. A condescendência com nossa fraqueza não nos levará a experimentar o poder da graça divina. O pecado em nós é abundante. E é superabundante a graça e precisamos fazer escolhas. E Deus caminhará conosco nestes desafios. Você pode ser ainda melhor do que é hoje. Escolha isso. Escolha todo dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui