As escolas municipais de Santa Cruz Cabrália terão autonomia financeira e poderão administrar seus próprios recursos. Através do Projeto de Lei 010/2022, de autoria do Poder Executivo, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Proafescc.
Cada estabelecimento de ensino terá autonomia para gerir os recursos do seu orçamento, beneficiando diretamente as unidades escolares e núcleos administrativos pedagógicos da Educação Básica da rede pública municipal, o que facilita a aplicação dos recursos justamente no que a escola está mais precisando.
Os recursos do Proafescc devem ser movimentados e depositados em bancos oficiais e são provenientes de receitas próprias do orçamento municipal, do salário-educação e de receitas derivadas de pactos interinstitucionais.
O secretário municipal de Educação, Iszael Gomes, destacou a importância desse projeto. “A autonomia financeira é uma conquista das escolas municipais, que poderão além de gerir seus recursos, estimular a participação da comunidade escolar e melhorar a distribuição de renda no nosso município, visto que, os recursos serão gastos no comercio local”, explicou.
Já o prefeito Agnelo Santos destaca a valorização que sua gestão tem dado à Educação. “Estamos conquistando grandes feitos com a valorização da categoria, reforma das escolas, merenda de qualidade e isso tem se refletido no rendimento dos nossos alunos em sala de aula, inclusive com melhorias no IDEB”, completou o prefeito.