Começou como um trabalho escolar de alunos da 8ª série e terminou como um importante registro da história de Itabatã. Essa é resumidamente a trajetória do livro “Minha Escola tem História”, que conta em 86 páginas o caminho percorrido por Fr. Ronaldo Zwikels na construção da Escola Municipal de 1º e 2º Graus de Itabatã, popularmente conhecido como “Colégio Frei Ronaldo”.
A ideia partiu dos professores Adão Cezar Coelho e Cecília Mourão Carvalho. Através de entrevistas com os moradores mais antigos do município de Mucuri, e utilizando de escritos do próprio Fr. Ronaldo, a história do distrito de Itabatã é contada com ricos detalhes, até chegar a fundação daquela que seria a maior escola pública do município – o Colégio Fr. Ronaldo atende hoje 1.400estudantes.
O próprio Fr. Ronaldo, que foi pároco do distrito entre 1990 e 1998, esteve presente no evento de lançamento, na segunda, 28 de novembro. O Sacerdote foi homenageado por toda a comunidade durante os dois dias em que esteve visitando o município.
Durante a solenidade, a Escola homenageou ainda a funcionária mais antiga do Colégio, Antônia Soares; um dos mais antigos moradores do município, Firmino Griffo Ribeiro, o seu Tixa; e o Secretário Municipal de Educação, Egmar Pepe.
O livro “Minha Escola Tem História” é uma parceria com a Prefeitura de Mucuri. O evento de lançamento contou com a presença do Prefeito Paulinho de Tixa e outras autoridades. O livro está sendo vendido a dez reais, e pode ser encontrada na diretoria da escola.