Os cuidados necessários com os locais onde funcionam farinheiras estão entre os assuntos apresentados às equipes de vigilância sanitária dos municípios integrantes do Núcleo Regional de Saúde (NRS/Extremo Sul), durante encontro realizado em São José de Alcobaça, na última terça-feira, dia 03.
O evento teve como objetivo apresentar aos profissionais das vigilâncias sanitárias o conceito da farinheira sustentável, concebido em Alcobaça e parte do Plano de Ação Territorial (PAT) da mandiocultura, projeto mantido do Banco do Nordeste e outros parceiros.
O Coordenador da Vigilância Sanitária de Alcobaça, Dr. Paulo Sérgio Onofre, co-autor do projeto, fez um minucioso detalhamento das bases legais e roteiros de inspeções sanitárias voltadas para às atividades das farinheiras da região.
O conceito inovador de farinheira sustentável foi elaborado, sob a coordenação das engenheiras agrônomas, Leilly Viviane Ribeiro de Carvalho (uma das palestrantes do evento) e Livia Santos Lima Lemos (da Universidade Federal do sul da Bahia), e de Ildeu Linhares (da Controller), Paulo Radaik, Jackson Lacerda (Secretário de Meio Ambiente de Alcobaça) e a Suzano Papel e celulose, representada no evento por Elton Ray Silva Santiago.
A coordenadora do PAT da Mandiocultura, Araildes Martins Ribeiro (agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste) também deu sua colaboração com uma apresentação esclarecedora sobre o potencial da agricultura na região.
O Coordenador do NRS/Extremo Sul, Dr. Rodrigo Kuada, foi representado por Drª Marilene Santos (Coordenadora da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Extremo Sul).
Estiveram presentes as equipes dos municípios de Prado, Caravelas, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Lajedão, Vereda e Alcobaça.
O prefeito de Alcobaça, Léo Brito, esteve representado pela chefe de Gabinete, Anne Ferraz, e a Câmara Municipal, pelo vereador Pipi.