A Escola Sesi Adonias Filho, de Ilhéus, participou da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), que “é a primeira feira científica totalmente virtual do Brasil. Além de facilitar o acesso a oportunidades científicas a estudantes de Ensino Médio, o evento integra, desenvolve, conecta e valoriza o potencial dos jovens cientistas e o impacto de todos os projetos.”
Glauber Gonçalves do Nascimento (professor de química e orientador da equipe) reuniu os alunos João Vitor Oliveira Gomes, Yasmim Santos Santana e Giovanna Souza Vianna, com o projeto “Avaliação do crescimento microbiano no solo usado na agricultura familiar frente ao tratamento com cascas de caranguejo”. Eles são do 2º ano.
O projeto de Química garantiu duas premiações à equipe: Prêmio Estreante Destaque e o 3º lugar na Área da Ciências Exatas e da Terra.
O estudo apoia e valoriza o setor da agricultura familiar, para garantir o abastecimento alimentar e fortalecer a soberania e a segurança alimentar e nutricional.
Ele avalia o crescimento microbiano do solo frente ao tratamento com cascas de caranguejo para a melhoria da qualidade do solo utilizado em plantações relacionadas a agricultura familiar.
O uso de cascas de caranguejo como alternativa a fertilizantes convencionais, pode ser uma alternativa viável, pois as mesmas são descartadas no lixo comum, e grande parte é indevidamente descartada próximas as praias da cidade de ilhéus proporcionando uma aparência desagradável devido a poluição ambiental provocada.
O evento foi transmitido ao vivo, na noite de domingo (26), às 18h, pelo YouTube. O resultado da votação popular sairá na próxima semana.