Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e a reforma do Hospital Municipal Isaura Chácara qualificarão a assistência à saúde de Ibirapuã, município localizado no extremo-sul da Bahia. Os anúncios foram feitos nesta quinta-feira (9) pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
As assinaturas autorizando os investimentos foram feitas durante o ato de entrega de uma ambulância e um kit parto, que conta com aparelhos como berço aquecido e cama de parto PPP, para o município. Os investimentos foram de cerca de R$ 311 mil.
A secretária da Saúde do Estado destacou a importância de ter a saúde fortalecida também nos municípios. “Ter uma atenção primária estruturada é essencial para a assistência ser integral para a população”, disse. Roberta Santana explicou também que o convênio para a reforma do hospital será publicado logo após o envio do projeto por parte da prefeitura.
“Estamos trabalhando de mãos dadas para melhorar a qualidade de vida do povo de Ibirapuã e de todos os municípios que compõem o extremo-sul do estado. Não pouparemos recursos para fortalecer a saúde no município”, declarou o governador Jerônimo Rodrigues.
Rede de Assistência
Em Ibirapuã, Roberta Santana verificou o funcionamento do hospital municipal para conhecer as demandas da unidade e verificar quais pontos podem ser qualificados. Essas visitas a hospitais municipais do extremo-sul têm ocorrido desde terça-feira. A secretária conheceu as unidades hospitalares de Alcobaça, Prado, Caravelas, Vereda e Medeiros Neto.
“O que a gente precisa é que haja uma rede integrada, para fazer toda a linha de cuidado do paciente. A média e a alta complexidade precisam estar bem alinhadas”, explicou Roberta Santana.