Entender e crer

“Ele lhes disse: Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?” (Lucas 24.25-26)

Entender e crer. Jesus disse aos dois discípulos que estavam indo para Emaús que eles tinham dificuldade nas duas coisas. E era justamente por isso que estavam indo para Emaús. Segundo as profecias o Cristo sofreria exatamente as coisas que sofreu. Segundo as profecias Ele seria preso e padeceria nas mãos de pecadores. Seria morto e sepultado, mas ressuscitaria ao terceiro dia. Jesus falou sobre isso com seus discípulos. Os acontecimentos que tanto chocaram aqueles discípulos e os fizeram desistir era exatamente a confirmação de que estavam no caminho certo. Mas aos seus olhos a prisão, sofrimento, crucificação e morte de Jesus o desqualificavam como o Messias de Deus. Chegaram a dizer: “e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção para Israel!”(Lc 24.21). Como poderiam crer na ressurreição?! Nada daquilo cabia no script que tinham para o Cristo. Estavam completamente enganados como tantas vezes nós estamos!

Temos dificuldades com o jeito de Deus conduzir as coisas. Facilmente nos enganamos por causa de nossas expectativas e valores equivocados! As Escrituras afirmam que os pensamentos de Deus são tão diferentes dos nossos quanto o céu está elevado acima da terra(Is 55.8-9). Muito facilmente nos encontramos abatidos ou decepcionados sobre algo que deveríamos enfrentar com mais coragem! Jesus foi incompreendido e foi traído por um amigo, mas nós, sendo seus seguidores, nos ressentimos quando algo parecido acontece conosco. Ele nos disse que teríamos aflições neste mundo, mas nos abatemos quando os dias difíceis chegam e até chegamos a nos ressentir contra Deus. Achamos incompatível crer e amar a Deus e atravessar dores e aflições. Sofremos das mesmas dificuldades daqueles discípulos. Como superá-las? Da mesma forma que Jesus os ajudou a superar: aprendendo a viver em comunhão com Cristo.

Jesus falou com eles expondo-lhes as Escrituras, os textos sagrados, os profetas. Explicou sobre o sofrimento e morte previstos para o Messias. Mas eles continuaram seguindo para Emaús. Porém, quando, em casa com eles, Jesus partiu o pão, eles o reconheceram. Tudo fez sentido e rapidamente retornaram pelo caminho voltando para Jerusalém. A vida da fé cristã não está no conhecimento, mas no relacionamento. O conhecimento das Escrituras é valioso, mas o relacionamento com Cristo é indispensável. É pela comunhão com Cristo que vencemos a cegueira e obtusidade próprias de nossa humanidade e, muitas vezes, de nossa religiosidade. Nem sempre compreenderemos e muitas vezes teremos dúvidas, mas podemos perseverar na comunhão com Cristo, confiando em Seu amor e graça. É isso que nos levará à maturidade cristã. Como cristãos, nosso problema não são as dúvidas. Elas não comuns a nós. Nosso problema é acreditar mais nelas que perseverar em seguir a Cristo e descansar em Seu amor.

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui