Enfermeiros e assistentes sociais são homenageados pela passagem de seu dia

Esta semana, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro reuniu enfermeiros e assistentes sociais para homenageá-los pela passagem do seu dia (12 e 15 de maio, respectivamente).

A programação incluiu dinâmicas motivacionais, apresentação de vídeo referente à rotina desses profissionais e reflexão sobre sua atuação no desenvolvimento da saúde pública.

A secretária de Saúde Kátia Nunes, que é assistente social, parabenizou os profissionais, contou sua trajetória e falou sobre a missão de lutar através das políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas: “A nossa responsabilidade não se restringe a quatro paredes das unidades de saúde. Temos que participar da continuidade da construção do SUS, algo que é feito cotidianamente”. Kátia Nunes enfatizou o acolhimento dos pacientes e atuação em conjunto, como fatores imprescindíveis na busca às soluções na saúde. Usou o arco-íris para ilustrar o poder da união de forças: “Cada cor tem sua importância, seu brilho. Mas juntas, as cores formam o arco-íris, que embeleza e passa sua mensagem de renovação”.

Para Ivo Souza, enfermeiro e coordenador de Atenção Básica do Município, ser enfermeiro é cultivar a perseverança. “O enfermeiro deve levar a esperança à vida das pessoas, apesar das várias dificuldades e dos obstáculos. A superação é diária. Tanto na profissão, quanto na vida pessoal”, afirmou.

Saiba mais sobre o trabalho desses profissionais:

Assistente social – Atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos, e tamém em relação a justiça social a fim de garantir assistência para a população desamparada, de forma organizada e planejada. Dentre outras instituições, atua em redes de serviços sociais do governo, escolas, creches, hospitais, serviços de proteção judiciária e movimentos sociais.

Enfermeiro – Desempenha tarefas de observação, cuidados e educação em saúde junto a comunidade, gestantes ou acidentados. Atua com o médico no tratamento de doentes, aplica vacinas, injeções, soro, acompanha a evolução do paciente. Dirige, coordena e supervisiona os trabalhos de técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem. Colabora em campanhas e na informação sobre doenças e meios de prevenção. Elabora projetos de combate a endemias, epidemias e campanhas de vacinação, além de coordenar serviços cirúrgicos e hospitalares.

Fonte: Alexandra Soares/Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui