Encontro Internacional de Capoeira movimenta Cabrália

A prefeitura municipal de Santa Cruz Cabrália, através da diretoria de Esporte e Lazer, promoveu o encontro Internacional de Capoeira, com o tema: “Vadiação Cabrália”, o encontro aconteceu no período de 03 a 08 de janeiro, intercalando apresentações de roda de capoeira e maculelê nos distritos Guaiú, Santo Antônio, Santo André e também no centro de Cabrália. Além de realizar apresentações para os turistas em hotéis como o Costa Brasilis e o Bahia Cabrália.

O encontro foi encerrado na Praça do Povo com o batizado, a troca de cordas e workshop, no dia 08. O evento contou com a participação de capoeiristas de Nova York e do Havaí (Estados Unidos), Alemanha e Colômbia, sem contar nomes consagrados no grupo Cordão de Ouro, como: mestra Lú Pimenta (Bela Horizonte), mestre Risadinha (Itabuna), contra-mestre Ivan (São Paulo), contra-mestre Ferpa (São Paulo) e professores e instrutores do Amazonas, Piauí, Rio de Janeiro e de toda a Bahia.

O diretor de Esportes, Damião Dias, ressaltou a importância do apoio a uma manifestação como a capoeira, que historicamente sofre discriminação por te na sua origem o povo africano. “Ficamos otimistas ao observar o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural baiano e brasileiro. As pessoas só valorizarão a capoeira quando a conhecerem”.

O contra-mestre Barriga, de Cabrália, agradeceu primeiramente a Deus e também ao total empenho e apoio do diretor de Esportes, Damião Dias, a diretora de Cultura, Rita Xavier, ao diretor de Pesca, Cláudio Mendes (Xepâ), ao secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, a secretária de Educação, Terezinha Almeida e principalmente ao prefeito Jorge Pontes. O mestre também lembrou a participação de todos que de alguma maneira contribuíram o sucesso do evento.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui