Encontro de Jesus com Zaqueu

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.” (Lucas 19.5)

Os encontros de Jesus não foram meras casualidades. Eles foram intencionais. Jesus poderia evitar qualquer um deles, mas quis estar lá e falar com cada um. Zaqueu morava em Jericó e, passando por lá, não por acaso, Jesus se encontrou com ele. Zaqueu queria apenas ver quem era Jesus. Apenas isso. Mas Jesus queria mais que isso. Zaqueu não imaginava que Jesus já soubesse quem ele era, mas Jesus sabia. Sabia seu nome e conhecia seu coração. Jesus escolheu pernoitar na casa de Zaqueu. Que grande surpresa para o homem de pequena estatura e de pretensões tão modestas a respeito de Jesus. Sua vida nunca mais seria a mesma!

As mudanças na vida de Zaqueu foram muitas! Ele era rico e depois de encontrar-se com Jesus decidiu partilhar o que tinha. Metade seria doado para os pobres e ele ficou muito preocupado com as pessoas que pudesse ter prejudicado. Decidiu então recompensar qualquer um que tivesse extorquido. Ele tinha poder para extorquir e é possível que tivesse feito! O que mudou? Sua visão do dinheiro? É bem possível que também tenha mudado. Mas o que realmente mudou foi sua visão das pessoas. Elas tornaram-se mais importantes para ele. Seus olhos foram abertos para os valores do Reino de Deus. O dinheiro perdeu espaço e as pessoas ganharam. Zaqueu passou a ver a si mesmo de forma nova: quem era passou a importar mais do que o que tinha. Uma grande mudança!

Se queremos proximidade com Deus, Ele a quer muito mais que nós. Ele nos ama! Se queremos saber quem Ele é, Ele quer ir conosco para casa! Ele sabe quem somos. Sabe nosso nome e conhece nosso coração. Se Deus vier conosco para casa, assim como Zaqueu, experimentaremos profundas mudanças. Nossos olhos serão abertos e veremos melhor. Veremos melhor as pessoas e a nós mesmos. Melhoraremos na avaliação da vida e no uso dos nossos recursos. A fé cristã é a fé da presença de Deus e do conhecimento do Altíssimo. O Evangelho de Jesus não nos leva para o céu. Não antes de trazer o céu até nós. O Evangelho de Jesus não nos dá a vida eterna. Não antes de nos possibilitar a presença do Eterno! Você tem convivido com Deus diariamente? E aí? O que tem mudado em sua vida?

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui