Encontro comemora 16 anos do Estatuo do Idoso em Porto Seguro

Encontro comemora 16 anos do Estatuo do Idoso em Porto Seguro
Encontro comemora 16 anos do Estatuo do Idoso em Porto Seguro. Fotos Ascom

 

Terça-feira foi um dia muito especial para os idosos de Porto Seguro que participam de programas de socialização e fortalecimento de vínculos, desenvolvidos pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da pasta municipal de Assistência Social.

O II Encontro dos Idosos é uma grande festa, com direito a ginástica laboral; palestras com o tema Isolamento e Depressão na terceira Idade e dinâmica promovida pela médica da Sec. da Saúde, Adriana; muita música e baile, que envolveu os 160 idosos usuários do Cras Vera Cruz, Craz Centro, Cras Mercado do Povo, Cras Frei Calixto, Cras Vila Valdete, Cras Vila Parracho, Cras Arraial d’Ajuda e Cras Trancoso, na Casa da Amizade.

O evento é uma comemoração à lei do Estatuto do Idoso, que nesta data, completou 16 anos de existência, pela qual são estabelecidos os direitos dos idosos e são previstas punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. Por essa lei em vigor os filhos maiores de 18 anos são responsáveis pelo bem-estar e saúde dos pais idosos. Também, por essa lei, em vigor no Brasil, é considerado idoso as pessoas a partir dos 60 anos de idade e impõe as penalidades a quem infringir a lei.

A secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, saudando os idosos, juntamente com toda a equipe dos Cras do município, destacou a importância dos programas de convivência. “Damos uma atenção especial ao idoso porque os consideramos como os patriarcas e matriarcas desta comunidade, com os quais temos muito a aprender e respeitar”, disse, passando a palavra para a prefeita de Porto Seguro, que com muito carisma, falou de seu carinho pelos idosos e a importância para a gestão municipal em valorizá-los nesta etapa da vida, fornecendo prioridade no atendimento à saúde e em programas sociais, promover ações voltadas para o exercício da cidadania, garantir os direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso, estimular as relações interpessoais e familiares, segurança e qualidade de vida.

“Devemos muito respeito a todos que chegaram a essa etapa da vida, pois aqui temos muita sabedoria, cultura e história, sem as quais, essa comunidade não seria o que é. Portanto, devemos honrar as pessoas mais velhas do município fornecendo a elas condições e apoio para que sejam autônomas e respeitadas em toda a cidade”, destacou a prefeita Cláudia Oliveira, entrando no ritmo da festa, que não faltou ginga, música e alegria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui