Por Lúcio Andrade/ O Sollo
Teixeira de Freitas- A campanha Outubro Rosa que começou no dia 04 de outubro, promovida por médicos, profissionais da saúde em geral e com o apoio e participação direta da população, foi finalizada no último sábado, dia 29 de outubro, na Praça dos Leões, centro da cidade.
Um grande evento marcou o encerramento da campanha, que teve muito entretenimento, atividades culturais, teatro, música, sorteio de brindes, momento de beleza com maquiagens e massagens, além da presença carinhosa dos “alegroterapeutas”.
A cidade toda aderiu à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, e este ano tomou uma dimensão ainda maior. “Foi o mês todo conscientizando e hoje estamos finalizando com essa festa. A nossa função é levar alegria as pacientes que estão em tratamento, mas acima de tudo alertar a população a importância da mamografia, do toque, a mulher precisa se tocar mesmo, e se prevenir. O câncer de mama detectado precocemente a chance de cura é de 90%. Deixo essa mensagem, se cuidem, o câncer de mama tem cura”. Alertou o médico oncologista, e um dos organizadores da campanha, Leonardo Aguiar.
O mês de outubro foi recheado de diversas ações, palestras, caminhadas e cursos, para uma maior conscientização da mulher sobre sua saúde. “Participar do Outubro Rosa é um compromisso que precisamos ter, independente se tem a doença ou não, a mulher precisa se cuidar, precisa se observar. Foram importantes todos os eventos deste mês, mas vale ressaltar que durante todo o ano, é possível se cuidar, vamos plantar essa semente. Se cuidar cedo existe a cura, eu sou a prova viva”. Destaca Magda Cristina Freitas, psicóloga e ex-paciente.
Agora, mais uma campanha terá início. É o “Novembro azul”, projeto que visa conscientizar o homem sobre a necessidade de prevenção contra o câncer de próstata. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas para mudar este quadro e as principais bandeiras do Novembro Azul.