De acordo com a programação, uma das primeiras capacitações foi realizada na segunda-feira (9), na Associação dos Pescadores em Cumuruxatiba, a partir das 18h30, ministrada pelo Projeto Budiões sobre o consumo consciente de pescados.
A mesma oficina foi apresentada em Prado, ontem (10), às 14h30, no Palácio do Turismo. As inscrições ficaram disponíveis on-line.
Ainda haverá outras capacitações como a Oficina de Cuidados na Higiene e Manipulação de Alimentos. Em Prado, acontecerá no dia 25 de setembro, pela manhã, no Palácio do Turismo. Já em Cumuruxatiba, será no dia 26 de setembro, à tarde, no Restaurante Urucum.
A palestra Aplicabilidade da Comunicação e Vendas em Estabelecimentos Gastronômicos, ministrada pelo Senac, acontecerá nos mesmos locais, sendo em Cumuruxatiba dia 30 de setembro e em Prado no dia 1º de outubro.
Com realização do Sebrae, Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), Associação Comercial, Industrial e Serviços de Alcobaça (ACISA), e Prefeitura Municipal de Prado, o 18º Festival Gastronômico e Cultural conta com a correalização do Senac e apoio da Abrasel e da Câmara de Turismo da Costa das Baleias.
O festival foi pensado para reunir esforços para movimentar e fortalecer o setor da gastronomia na cidade, promoção do turismo e cultura local, com o estímulo à visitação dos espaços por meio de eventos de ativação, a exemplo da cozinha show e feira gastronômica.
Após período de qualificações, o festival iniciará em formato indoor e terá sete categorias para contemplar as deliciosas experiências gastronômicas dos 67 pratos inscritos. É possível consultar a relação dos 56 estabelecimentos, bem como os pratos que participaram desta edição, entre outras programações, na rede social @festivalprado.