Empresários do Clube da Excelência – Costa das Baleias buscam novos desafios

Empresários do Clube da Excelência – Costa das Baleias buscam novos desafiosMal terminaram os 26 módulos do Clube da Excelência no Turismo – Costa das Baleias e os empresários participantes já estão ansiosos pelos novos desafios. Até o dia 29 eles participam das entrevistas para o Empretec, que vai acontecer de 8 a 13 de junho em Teixeira de Freitas.

O Empretec é um seminário cujo objetivo é desenvolver características de comportamentos empreendedores nos participantes. Emprega metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), ministrada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae, com resultados excelentes.

Os participantes do Clube também estão animados com o programa Empresas Avançadas, que terá palestra de apresentação no dia 22 de junho, também em Teixeira.

O 2º Encontro Regional do Clube da Excelência no Turismo – Costa das Baleias – que foi também o último dos 26 módulos do Clube – aconteceu no começo do mês na Câmara Municipal de Alcobaça.

O programa na Costa das Baleias foi dividido em três Clubes: Mucuri-Nova Viçosa, Prado e Alcobaça-Caravelas. Cinquenta empresários dos segmentos de alimentação e bebidas, hospedagem, meios de transportes turísticos e operadoras/agências participaram.

O Clube da Excelência é uma das ações do Programa de Qualificação Empresarial para micro e pequenas empresas de Turismo, realizado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo (MTur), o Banco do Nordeste e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para os empresários que fizeram parte do Clube, as lições aprendidas já estão rendendo frutos. “Eu adorei, adorei. Como sou uma empresária cheia de vícios, administrava por intuição, agora administro por técnicas”, resume Maria das Graças Cordeiro, a Gal, proprietária da Pousada Canto do Atobá, em Caravelas.

Segundo ela, os ensinamentos do Clube já estão sendo refletidos até mesmo na parte financeira da pousada. “A gente aprende medidas de economia, a evitar desperdícios. Tinha um gasto absurdo com água, então cavei poço artesiano”, revela.

Proprietário da Pousada Tarumã, Luiz Lauro Lacava levou tão a sério os preceitos do Clube que até ganhou o MPE este ano. “Aprendi muita coisa sobre gestão, mas o para mim o mais importante foi a oportunidade de me relacionar com outros empreendedores do ramo. Ex-rivais agora são parceiros. O Clube uniu todo o ramo turístico da Costa das Baleias”, considera.

Outro fator também uniu os empresários: a atuação da facilitadora Kelly Baldow. Eles são só elogios para a consultora do Sebrae. “O trabalho, a dedicação, o empenho da Kelly foi o que nos levou pra frente”, elogia Gal.

Débora Vicentini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui