Empresários baianos terão 50 mil vagas em capacitações para a Copa de 2014

Capacitar os profissionais que já possuem empreendimentos e precisam de mais qualificação para atender a um público mais exigente. Esse é o objetivo principal do Programa de Qualificação da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, que foi lançado nesta quinta-feira, 19, no Mundo Plaza, no Caminho das Árvores, em Salvador, dentro do 2º Workshop de Qualificação.

Durante o evento, empresários baianos conheceram o mapa de oportunidades de capacitação para a Copa 2014. O material apresenta mais de 50 mil vagas ofertadas em cursos nas diversas áreas relacionadas ao grande evento esportivo, como receptivo, hotelaria e idiomas. O workshop teve o intuito de mostrar as ações de capacitação que instituições públicas e privadas estão desenvolvendo para beneficiar os empreendedores baianos.

A coordenadora da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae, Virgínia Guimarães, destacou que o foco da instituição é qualificar, até outubro de 2012, 2 mil taxistas, 1 mil vendedores ambulantes, 300 baianas de acarajé, e 180 empresas dos ramos de alimentos, bebidas e meios de hospedagem. “São esses empreendedores que têm o primeiro contato com os turistas e, ao passarem pelos cursos de qualificação, vão ficar mais preparados para atender clientes mais exigentes”, ressaltou.

“Esse programa é uma espécie de integração interinstitucional para políticas públicas de grande relevância, pois a Copa ajuda a fazer essa conexão entre as organizações que oferecem capacitações”, destacou o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014 (Secopa), Ney Campello. Para Campello, o mapa de oportunidades visa elevar o padrão de atendimento e serviços. “Já imaginaram os taxistas e baianas de acarajé falando outros idiomas?”, indagou.

O evento teve ainda a apresentação do consultor Ricardo Coimbra. Com 35 anos de experiência nas áreas de gestão, desenvolvimento humano e atendimento ao cliente, Coimbra ministrou a palestra “Jornada de Revitalização”. “Além das capacitações técnicas, é importante que os empresários, como seres humanos, estejam desprovidos de preconceitos de qualquer natureza para receberem os estrangeiros. É preciso estar com o coração aberto, pois os turistas são gente normal como todo mundo”, ressaltou. O 2º Workshop de Qualificação é uma realização do Sebrae Bahia e Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa).

 

Agência de Notícias Sebrae Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui