Após a participação da oficina Empreende no Insta, realizada pelo Sebrae e Sicoob Costa do Descobrimento, empreendedoras destacam o evento como divisor de águas para suas jornadas no mundo dos negócios. As cidades de Prado e Porto Seguro sediaram a Jornada “Empreendedoras de Sucesso”, na qual foram apresentados os principais passos para fortalecer marcas e empreendimentos geridos por mulheres no digital.
Participando pela segunda vez da jornada, Fernanda Almeida de Souza Rincon é empresária e organizadora do grupo Mulheres Empreendedoras de Prado. Para ela, após a primeira edição da oficina, já foi possível aplicar várias técnicas e essa segunda edição veio para fortalecer as práticas em potencial nas redes. “Depois da pandemia, os recursos tecnológicos passaram a ser muito explorados e o digital passou a ser uma vitrine com infinitas possibilidades de vendas. Foi preciso uma adaptação total e o Empreende no Insta foi aquela oportunidade essencial para esse novo normal”.
Ainda de acordo com Fernanda, o Sebrae tem sido um grande parceiro, por isso o grupo de mulheres sempre participa das consultorias e dos cursos ofertados, contando com o aprendizado de conteúdos relevantes.
O que pode ser confirmado pela jornalista e fotógrafa Maria Flora Brito, que também participa desde a primeira edição com o grupo Elas Empreendem em Porto Seguro. Flora destaca que os encontros têm sido muito proveitosos, e com todo suporte foi possível desenvolver algumas novas parcerias.
“Ampliou minha visão do business com o aperfeiçoamento de estratégias para minha empresa, utilizando de uma ferramenta tão rica como as redes sociais. Após o Sebrae nos apresentar essa experiência única de aprendizagem, percebo que posso ir muito além”, acrescentou a empresária.
A mentora Luana Trindade, idealizadora da metodologia Empreenda no Insta, envolveu o público presente com ensinamentos sobre como se posicionar nas redes sociais, produzir conteúdo, perder o medo de se expor e gravar vídeos, como crescer profissionalmente e também gerar vendas com técnicas, truques e ferramentas para desenvolver autoridade no Instagram, conhecer a persona, bem como diferenciar o marketing pessoal e corporativo.
A gestora do projeto Sebrae Delas em Teixeira de Freitas, Thamyris Maciel, ressalta o sucesso dos encontros realizados e também a pró-atividade das empreendedoras, que buscaram o Sebrae para promover a capacitação de forma presencial. “Encontramos na força da mulher uma possibilidade de avançar na economia local, na superação da crise e apoio na rede de conexão nessa segunda edição. É gratificante receber o retorno positivo das empreendedoras”, reforça Thamyris.