Na tarde de quinta-feira, 02 de junho, a empresa canadense de mineração South Star Battery Metals Corp. fez o lançamento da pedra fundamental para início de obras no município de Itabela. A primeira fase de implantação do projeto Grafite Santa Cruz deve ser entregue no segundo trimestre do ano que vem.
A cerimônia aconteceu a cerca de oito quilômetros do centro da cidade, e teve a participação dos diretores da empresa e do Poder Público municipal. A expectativa é de que o empreendimento gere 65 empregos diretos e 350 indiretos nesta etapa.
Com o avanço dos trabalhos, a empregabilidade total deve chegar a quase 900, além do desenvolvimento de ações de responsabilidade social, sustentabilidade, saúde e segurança, com benefícios para Itabela e região.
Na primeira fase, será construída a planta piloto de concentrado, para 5 mil toneladas por ano. Na segunda, a planta de concentrado de grafite planejada deve gerar uma produção de 25 mil a 30 mil toneladas/ano.
O grafite é utilizado em diversos setores da indústria. Um dos segmentos é de baterias de alta tecnologia, sendo 95% do componente ânodo para baterias comerciais, como para veículos elétricos. Além de estar presente nas fundições, lubrificantes etc. O Brasil está atrás apenas da China e da Austrália na produção e comercialização de matérias para baterias no mundo.
Segundo o presidente e CEO Richard Pearce, a empresa conta com mais de 80 anos de expertise na área. “A South Star é uma empresa focada na produção sustentável e segura de metais industriais e minerais de bateria para aplicações em energia verde e tecnologias limpas. O início da produção comercial está próximo. Planejamos para o segundo trimestre de 2023. É o momento perfeito para se ter um ativo estratégico e escalável em uma importante localidade, entrando em operação na cadeia de suprimentos de metais para baterias”, pontuou.
O prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto está entusiasmado com a implantação do empreendimento. “Acreditamos que o início dessa grande parceria é para o bem de todos, e das mais variadas formas, tanto no âmbito social, quanto econômico e, principalmente, priorizando o crescimento e a evolução da cidade e dessa conceituada empresa de forma educativa e sustentável, pois Itabela merece cuidado e respeito, e é exatamente isso que os itabelenses buscam ser e ter”, disse.
Também participação da cerimônia o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Willian, e o deputado federal Uldurico Jr.
Com informações: O Foco de Notícias