A empresa holandesa Lightyear anunciou que neste outono começará a fabricar o primeiro carro de produção do mundo equipado com painéis solares.
O Lightyear 0 terá painéis solares curvos em seu teto, capô e porta-malas que recarregam a bateria elétrica enquanto dirige (ou permanece estacionado) e a primeira entrega na Europa pode ocorrer já em novembro.
A empresa diz que o carro poderá dirigir cerca de 624 quilômetros sem parar para recarregar e terá um alcance adicional de até 70 quilômetros por dia a partir dos painéis solares. Para comparação, isso é um pouco mais do que um Tesla Model 3 e significativamente mais do que o Kia Niro Long Range.
Cada hora ao sol adicionará até 9 quilômetros de carga à bateria, de acordo com Lightyear. O alcance solar fornecerá uma alimentação adicional de quilômetros para viagens longas, mas também significa que você gastará menos tempo em pontos de carregamento – ou talvez nem precise deles.
A empresa diz que em um condado quente como Espanha ou Portugal, se o seu trajeto diário for inferior a 35 quilômetros, você não precisará ligar o carro por até sete meses. Em um clima mais nublado, como na Holanda, o carro precisaria ser carregado após dois meses.
Bateria menor, carro mais leve
O “0” tem muito em comum com o protótipo Lightyear One que foi revelado há dois anos, mas é capaz de fazer mais com uma bateria menor, diz o CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot.
“O trem de força é o mais eficiente do mundo”, afirma, acrescentando que o formato aerodinâmico do carro e os motores nas quatro rodas permitem que uma bateria menor forneça a mesma autonomia.
Isso significa que “todo o carro é mais leve”, diz ele, “e você entra nesse ciclo de feedback positivo onde tudo pode ficar mais leve também. É assim que conseguimos chegar a 1.575 kg. Se você olhar para outros carros que oferecem alcance semelhante, todos eles são cerca de 40% mais pesados”.
Outras empresas estão desenvolvendo carros com painéis solares, mas nenhuma está pronta para chegar ao mercado ainda. O Sono Sion, com produção prevista para 2023, promete fornecer uma média de 16 quilômetros de alcance solar por dia.
O Aptera Never Charge é um veículo de três rodas de aparência futurista que a empresa afirma coletar cerca de 40 milhas de energia solar por dia. A Aptera disse à CNN que espera que o carro entre em produção em 2023 e já tem 24.000 reservas.
Mas enquanto todo o conceito do Lightyear 0 pode ser baseado em melhorar a eficiência e reduzir o tempo de carregamento, ele tem uma velocidade máxima de apenas 100 km/h, enquanto seu tempo de 0 a 100 km/h é lento 10 segundos, algo que Hoefsloot admite ser foco no alcance.
Ele também é caro: um dos 946 modelos de lançamento custará US$ 262.000 – um pouco mais do que uma Ferrari Roma e uma distância de EVs familiares de médio porte, como o Nissan Leaf (cerca de US $ 27.000) ou o Tesla Model 3 (US $50.000).
A empresa espera lançar um “modelo do povo” – o provisoriamente chamado Lightyear Two – até 2025, que será vendido por cerca de US$ 31.215.
Fonte: CNN Brasil