Evento promovido pelo Sebrae acontece nestas quarta e quinta, 21 e 22, em Teixeira
Na manhã desta quarta-feira, dia 21, o Sebrae em Teixeira de Freitas deu início ao Empreender Regional. A programação discute as iniciativas desenvolvidas pela entidade, em conjunto com parceiros e poder público na região, com foco na transformação do ambiente de negócios local.
Representantes do Sebrae, da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) abriram o evento, realizado no Espaço D Cerimonial, em Teixeira de Freitas.
Segundo o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, o Empreender Regional tem a proposta de trabalhar políticas voltadas para a micro e pequena empresa.
“É um dia importante para Teixeira e região. Vamos falar sobre empreendedorismo, novos negócios e formas de empreender e trazendo um olhar do nacional que é muito importante“, comentou sobre o evento.
Abrindo a programação, o gerente do Sebrae Nacional, André Spínola, trouxe um panorama sobre as competências para o empreendedorismo do futuro. Ele agradeceu a presença dos participantes.
“A logística nem sempre é fácil, mas nada paga a energia que existe nesses projetos e atividades locais, estar no interior e conhecer novas cidades com uma galera empenhada com o desenvolvimento. Tirar ideias do papel é fazer o nosso país melhor“, disse na abertura.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Teixeira de Freitas, Flávio Guimarães, ressaltou a parceria com o Sebrae. Representando o prefeito Temóteo Brito, pontuou as contribuições com a desburocratização do setor.
“Este encontro vai possibilitar que outras cidades conheçam o que está sendo feito na região, para contribuir com o empresariado. Temos certeza que essa parceria com Sebrae vai aumentar“, disse Flávio.
O presidente da CDL, Edésio Pereira, falou da honra em participar do Empreender Regional. “O melhor combustível para alcançarmos metas estabelecidas, mesmo em tempos de crise, é o trabalho“, comentou.
A abertura do evento foi prestigiada pelo presidente da OAB Teixeira de Freitas, dr. Daniel Moraes. Segundo ele, o empreendedorismo é a grande solução para o que a sociedade tem vivido.
“A Ordem enxerga de uma forma muito positiva a atuação do Sebrae nesse foco de fomentar, capacitar , incentivar que haja um ambiente propício a negócios, ao desenvolvimento“, comentou dr. Daniel.
A programação segue pela tarde com o tema Pesquisa Empresarial e Educação Empreendedora, quando será apresentada a pesquisa Perfil do Empreendedor da Região Extremo Sul e o Workshop para estruturação do plano de qualificação dos empresários do território do Extremo Sul da Bahia.
Amanhã, 22, o encerramento das atividades do Empreender Regional reúne secretários, agentes de desenvolvimento e atendentes das salas do empreendedor, das 9h às 12h.
O Sebrae trabalha em 11 municípios no Extremo Sul, com o intuito de expandir para 21 municípios através do programa Cidade Empreendedora.
Nesse viés, são desenvolvidos os eixos: educação empreendedora, inserindo o tema na educação básica; gestão pública municipal, trabalhando a Sala do Empreendedor, com a capacitação dos agentes do desenvolvimento; e passando pela desburocratização, disponibilização de consultores etc.