Empreendedores apresentam ações para fortalecer turismo na Costa do Descobrimento

alt

Teixeira de Freitas – Engajamento e interação em prol do fortalecimento turístico da Costa do Descobrimento. Esse foi o entendimento de empresários e gestores participantes do Programa Lidera Turismo, iniciado em março de 2016. Uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo, o programa chegou ao workshop final nesta quarta-feira, 25 de maio, no Arraial Eco Resort, em Porto Seguro.

Além dos 40 participantes do programa, o encontro também reuniu gestores, como a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Graziela Vilela, a coordenadora de turismo do Sebrae Bahia, Ana Paula Almeida, o diretor estadual de atendimento do Sebrae, Franklin Santos, e a superintendente de Serviços Turísticos da Bahia, Ângela Gonçalves.

“Nos unimos para entender as demandas e traçar estratégias para as ações promocionais no turismo. Agora, me sinto motivado, fortalecido e empenhado para buscar e implantar mudanças que vão impactar neste setor”, disse o secretário de turismo de Porto Seguro, Humberto Nascimento, que integra a iniciativa.

Com o objetivo de desenvolver uma agenda estratégica de ações para fortalecer toda a cadeia do Turismo nos destinos de Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Coroa Vermelha e Santa Cruz Cabrália, o programa realizou seis encontros com representantes do setor público e privado, como associações, entidades empresariais, órgãos públicos e empresários. Nas reuniões, foram trabalhados os seguintes eixos temáticos: Cenários e cadeia produtiva do turismo; Atores envolvidos em seus papéis; Sustentabilidade no turismo; Políticas Públicas no setor; Análise da situação do destino turístico.

Para o diretor de atendimento do Sebrae, Franklin Santos, o Lidera Turismo é um importante passo para o fortalecimento da cadeia turística na Costa do Descobrimento. “O programa é um planejamento estratégico traçado a várias mãos. A iniciativa envolve maior chance de assertividade, por ser elaborada pelos próprios atores que serão impactados com as ações. É muito mais fácil para quem vive saber e solucionar as suas demandas, do que um técnico especialista que não conhece a realidade local”, explicou.

Durante o workshop, grupos de cada destino apresentaram mapas estratégicos do turismo, que consiste em um resumo baseado nos seguintes pontos: Visão do futuro; Valores; Objetivos estratégicos; Estratégias; Ações para implementação; e Metas a serem alcançadas. Dona de hotel há 25 anos em Porto Seguro, a empresária Renata Tardin fez questão de registrar o entusiasmo com o programa. “Essa interação e engajamento nos estimula para aprender mais e fortalecer o turismo na nossa região”, frisou.

O gerente regional Alex Brito destacou a importância da iniciativa e detalhou os próximos passos do programa. “Haverá no dia 22 de junho uma reunião com os participantes de monitoramento para saber quais ações foram tomadas após a entrega dos mapas estratégicos dos destinos. O objetivo é orientar o grupo e fortalecê-lo, para que as metas sejam alcançadas em curto, médio e longo prazo”, concluiu.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

www.ba.agenciasebrae.com.br

www.twitter.com/sebraebahia

www.facebook.com/sebraebahia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui