O deputado federal Nelson Pelegrino, que vem mobilizando a bancada baiana para conseguir com o governo da União a liberação, em no máximo 15 dias, de R$ 300 milhões em emendas para o estado, reúne-se nesta quinta (14) na Caixa Econômica Federal com técnicos da Conder, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Casa Civil para discutir a origem dos entraves que estão dificultando o início das obras com os recursos federais.
A preocupação de todos é que um decreto do governo Lula anula todo o volume de “restos a pagar” de 2007 a 2009 se os recursos não forem liberados pelos diversos ministérios até o próximo dia 30. Os ministérios, por sua vez, alegam empecilhos para não autorizar os pagamentos, enquanto as empresas esperam só o depósito do dinheiro para iniciar as obras, entre elas a da Feira de São Joaquim, em Salvador.
Em função disso, Pelegrino vem se esforçando para a tomada, com urgência, de duas providências: a definição e eliminação dos eventuais gargalos existentes e, simultaneamente, uma ação política, em Brasília, para, se for o caso, obter a prorrogação do prazo. No primeiro caso, o deputado tem promovido reuniões na Caixa Econômica com técnicos do governo visando a identificar os problemas. No segundo, convocou reunião da bancada, em Brasília, na qual os parlamentares decidiram ontem à noite mobilizar os líderes partidários para pressionar o governo federal pela liberação dos recursos, ou o adiamento do prazo.
Segunda feira (18), Pelegrino tem reunião com os secretários da Fazenda, Carlos Martins, e do Planejamento, Zezéu Ribeiro, para tratar do assunto.
Fonte: Carlos Navarro/Coordenação de Jornalismo