Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, a Embrapa, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a empresa Bello Fruit realizaram um evento intitulado “Dia de Campo”. A ação foi desenvolvida na Fazenda Chão Bello, em Ibirapuã, e mostrou resultados de um projeto na propriedade.
O tema do Dia de Campo foi “Potencialidades da Citricultura – No sul da Bahia e Norte do Espírito Santo”. Representantes e estudantes de diferentes instituições e técnicos estiveram presentes e prestigiaram todo o potencial cítrico desenvolvido no município, nos últimos anos.
Orlando Sampaio, pesquisador sênior da Embrapa, parabenizou os organizadores do evento. “A região merece isso. Estamos convictos de que aqui é um polo da fruticultura. Estamos seguros de que estamos fazendo uma boa parceria com a Bello Fruit e colheremos os frutos“, comentou.
Ulisses Brambini, diretor da Bello Fruit, destacou a responsabilidade da empresa em levar alimentos de qualidade a milhares de residência desde 1985. “É um prazer enorme estarmos divulgando um projeto desenvolvido na nossa fazenda pela Embrapa. Agradecemos aos governos que vêm apoiando esse projeto. Foram 15 anos de desafios em um projeto bastante autêntico“.
Moises Zucoloto, professor de Fruticultura da Ufes, falou sobre a organização do Dia de Campo. “A região tem uma grande oportunidade de desenvolvimento na área. Hoje estamos apresentando resultados de avaliação de oito anos, comprovando que a região tem uma possibilidade de diversificação principalmente com cítricos“.
Calixto Ribeiro, prefeito de Ibirapuã, considerou o dia como histórico para o município. “Ibirapuã faz parte desse potencial regional de crescer muito. Aqui está uma demonstração disso, o que temos de melhor em tecnologia, que pode vir a beneficiar muito o pequeno produtor“.
O prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir, Manrick Teixeira, ressaltou o elo entre as prefeituras se aproximando de empresas como a Bello Fruit, focando em benefícios com a agricultura familiar. “Para mim, é uma alegria imensa, com a Embrapa, mostrando todo esse avanço na nossa região“.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), do Governo do Estado, cumprimentou o prefeito Calixto e os demais envolvidos na ação. “Nosso papel e quanto CAR é absorver informações e transferir para a nossa agricultura familiar. Temos investimentos ao longo da últimos oito anos que superam treze bilhões de reais. Queremos aprender e impulsionar“, disse.
Rafael Assis, coordenador de Desenvolvimento Regional da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro da AgroCP, falou sobre a sua atuação. “A gente se coloca à disposição dos produtores e de toda a região. Um evento como esse gera pesquisa e sem ela não temos solidez da agricultura como um todo“.
Karla Malta, representante do senador pelo Espírito Santo, Magno Malta, destacou que o seu empenho é nacional. “A política nos trouxe a honra de conhecer pessoas muito relevantes, como o Ulisses e família. Fiquei duplamente honrada de estar aqui vendo o resultado desse estudo, uma contribuição sem precedentes ao agro“.
Ismael Trindade, gestor de Projetos do Agronegócio do Sebrae, enfatizou a mostra de riquezas que o Extremo Sul possui. “Uma cultura tão rica aqui na fazenda, mostrando como potencial em mais uma cadeia produtiva: a fruticultura“.
Gabriel Ferreira, assistente comercial da Bello Fruit, na empresa há 15 anos, comemorou as oportunidades que teve e a experiência adquirida. “De lá para cá, a gente vem desenvolvendo e aprendendo aos poucos“.
O evento teve a presença de outros, como:
Pesquisadores e representantes da Embrapa: Orlando Sampaio Passos, pesquisador Sênior, Walter Soares, Dimmy Barbosa e Abelmon Gesteira;
Dr. Argenildo Fernandes, juiz da Vara Criminal de Teixeira de Freitas;
Secretários municipais e vereadores de Ibirapuã;
Equipe do prefeito Manrick: Alessandra Costa, César Spilere e Keren Resende;
Ten. Coronel Anilton Almeida, comandante da CIPE/Mata Atlântica e sua equipe;
Patrícia Reis, coordenadora regional do Inema do Extremo Sul da Bahia;
Carla Malta esteve com seu esposo Uilisses Campos e cunhado Douglas Campos, que é vereador de Conselheiro Pena (MG);
Artur Teixeira, presidente da Coopmista de Teixeira de Freitas;
Diretores da Bello Fruit: Izaura Brambini Rivolta de Oliveira e Ulisses Brambini de Oliveira e sua equipe de colaboradores;
Estudantes e professores da UFES, IF Baiano e Senar.