Embrapa realiza curso e dia de campo sobre pragas e doenças do mamoeiro

Com o objetivo de reduzir o uso de agrotóxicos, 20 manejadores fitossanitários participam, nos dias 12 e 13 de maio, em Teixeira de Freitas (BA), de um curso sobre monitoramento e controle de pragas e doenças da cultura do mamoeiro.

O treinamento faz parte do programa de Produção Integrada de Mamão, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os instrutores são Hermes Peixoto Santos Filho, Antonio Alberto Rocha Oliveira, Nilton Fritzons Sanches e Jailson Lopes Cruz, pesquisadores da Embrapa, e Paulo Roberto Oliveira de Andrade, agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Programação

No dia 12, as aulas serão no Auditório da Adab e vão abordar o manejo integrado das principais pragas e doenças do mamoeiro e seus inimigos naturais, além dos princípios e fundamentos para a Inspeção de Pragas.

O dia 13 será dedicado à aula prática, em campo, com a aplicação da metodologia do monitoramento e o monitoramento das pragas encontradas e seus inimigos naturais. As aulas serão na Fazenda Rancho Texas, no Km 848 da BR 101.

Os eventos são promovidos com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Produção Integrada

A Produção Integrada (PI) é um conjunto de práticas agronômicas que assegura a qualidade e produtividade da cultura, priorizando princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação para substituição de insumos poluentes, utilizando-se instrumentos adequados de monitoramento do processo e rastreabilidade de toda cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor.

Os produtos são certificados por empresas que realizam auditorias nas propriedades que aderem ao sistema. O selo de certificação tem a chancela oficial do Mapa e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A Bahia é responsável por 46% da produção nacional e a cultura do mamão é uma das principais atividades da fruticultura baiana, gerando em torno de 30 mil empregos.

Fonte: Léa Cunha / Ascom da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui