Embasa explica que, após tratada, água do rio Alcobaça (Itanhém) é segura para consumo geral

Embasa explica que, após tratada, água do rio Alcobaça (Itanhém) é segura para consumo geral
Foto: Reprodução

A situação da água que chega às populações de Teixeira de Freitas e Nova Lídice, distrito de Medeiros Neto, extraída do rio Itanhém, também conhecido como Alcobaça, tem sido motivo de preocupação. O leito do rio apresenta coloração esverdeada e tem havido mortes de peixes.

No entanto, conforme apurado pelo Jornal OSollo, a Embasa, responsável pelo tratamento e distribuição, tem acompanhado a questão e informado periodicamente aos moradores a situação da água que, após tratada, chega às casas.

A empresa reforçou, em nota, que está empenhada em garantir que a água entregue à população seja segura.

As análises realizadas indicam que tanto o pH quanto outros parâmetros estão dentro dos padrões aceitáveis. É relevante destacar que a água que sai da torneira não é destinada ao consumo direto, mas sim para uso geral.

Leia nota da Embasa a seguir:

Qualidade da água distribuída em Teixeira de Freitas e Nova Lídice permanece dentro dos parâmetros de potabilidade, apesar de mudanças na qualidade da água do rio Itanhém ou Alcobaça.

A Embasa informa que a qualidade da água tratada distribuída no município de Teixeira de Freitas, e no distrito de Nova Lídice, situado no município de Medeiros Neto, tem sido objeto de atenção da Embasa devido a recentes mudanças na coloração e aspecto da água do manancial que abastece essa região (rio Itanhém ou Alcobaça). À água, no entanto, após o processo de tratamento, mantém-se dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A água do rio Itanhém ou Alcobaça passou por alterações que motivaram um acompanhamento mais detalhado por parte da Embasa, desde a primeira observação no dia 20 de novembro de 2023. Prontamente, diante da mudança do aspecto da água do rio, a Embasa acionou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão responsável pelo monitoramento dos mananciais.

O resultado dos testes e análises realizados pelo laboratório central da Embasa indicam que, mesmo diante das variações identificadas no manancial, a água tratada permanece adequada para consumo humano.

Diante do compromisso da Embasa com a qualidade da água distribuída, a empresa continua seu trabalho constante de monitoramento e aprimoramento dos processos relacionados ao tratamento e distribuição de água tratada nessa região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui