Neste dia 16 de julho, o município de Lajedão comemora 57 anos de emancipação política. O território foi desmembrado de Caravelas e sua história é contada desde a década de 30, com a chegada de desbravadores mineiros.
Claramente, qualquer registro oficial dos fatos não consegue descrever, de fato, a dimensão de tudo que Lajedão foi e é nos corações dos munícipes.
Com uma população estimada em 3.934 pessoas em 2018, segundo o IBGE, figura entre uma das menores cidades do estado. É administrada por Humberto Carvalho Cortes, prefeito desde 2012.
Mas podemos dizer que quem contempla as belezas naturais dessa terra é um público selecionado. A hospitalidade, a alegria, o talento e a união dos lajedãoenses são demonstrados todos os dias – enche os olhos de quem visita ou somente passa pela localidade.
Lajedão faz divisa com Medeiros Neto, Ibirapuã e Caravelas, na Bahia, e com Nanuque e Serra dos Aimorés, em Minas Gerais. Curiosamente, a linha que delimita os dois estados passa dentro da cidade, sendo o bairro Santa Mônica, na verdade, um distrito mineiro.
O município é ponto de acesso para a Pedra de Lajedão, com 430m de altitude estimada, e a Pedra do Fritz, com altitude estimada 800 metros, local perfeito para a prática de paraquedismo de montanha e salto livre, sendo reconhecida nacionalmente por montanhistas.
Em poucas palavras, nada mais justo que parabenizar todo povo lajedãoense, que busca incessantemente o desenvolvimento e melhorias dentro de seus limites. Busca sempre novos projetos e encara o desafio de fazer mais e melhor.
PARABÉNS, LAJEDÃO!
Terra onde nasci e amo…. melhor lugar do mundo pra viver…sou lajedaense cm todo orgulho…. parabéns minha cidade linda.. feliz por seus 57 aninhos…. Deus abençoe a todos os munícipes.
Cidade maravilhosa e é nossa parabéns pra nós…