Praias desertas e limpeza após demolições de barracas

Praias desertas e limpeza após demolições de barracas
Foto: Paula Pitta/A Tarde
O dia seguinte ao fim dos trabalhos de derrubada das barracas de praia pela prefeitura de Salvador é de escombros na areia e praias desertas. Na última quinta-feira, 26, depois de três dias de ações da Superintendência de Uso e Ordenamento do Solo do Município (Sucom) em cumprimento à decisão da Justiça Federal que determinou a demolição de todas as barracas, pedaços de madeira, plásticos, restos de palha e concreto tomam conta da paisagem da orla marítima da capital baiana.

Pela manhã, a prefeitura realiza a limpeza dos entulhos na praia de Patamares e Flamengo. Funcionários coletam os destroços com um trator e recolhem numa caçamba, enquanto populares catam objetos do meio dos escombros para revender. As outras praias continuam com entulho.

Na praia de Patamares, a limpeza dos escombros começou na última quinta-feira

Na praia do Corsário – onde não há funcionários da Sucom trabalhando nem policiais – os poucos banhistas que foram ao local demonstram preocupação com as condições da areia e com a segurança na região. Para a surfista e estudante Dominique Bacci, 16 anos, moradora da Boca do Rio e frequentadora do Corsário, a praia vai ficar mais perigosa e mais deserta. “Antes, eu usava a estrutura das barracas para tomar uma água de coco ou almoçar. Agora, só vai dar para tomar um banho de mar rapidinho e ir embora”, observou.

O salva-vidas Marcos Rodrigues acredita que a sujeira nas praias vai diminuir, pois, antes, muito lixo ficava espalhado na areia. Para ele, até o cheiro da praia ficou melhor. “Antes, o cheiro era de dendê, de comida, de fritura”, comenta. Rodrigues propõe que as pessoas vão à praia “para contemplar a natureza e não para beber”. Ele aponta ainda para a necessidade de reestruturar os postos de salva-vidas que passarão a ser referência para os banhistas, assim como postos da PM e Guarda Municipal.

 

Fonte: redação de Giovanna Castro/A Tarde On Line

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui