Em Porto Seguro, a vacinação de idosos supera a média do estado e do país

Nesta quarta-feira, 12 de maio, a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Porto Seguro registrou 3.280 idosos vacinados contra a gripe comum, desde o início da campanha, no dia 3. A informação mostra que 77,7% da população de idosos já foram vacinados no município. Um percentual bem acima da média do estado (25,64%), e da do país (33,18%). Os números são animadores, uma vez que, por determinação do Ministério da Saúde, os municípios da região Nordeste tiveram de adiar o início da Campanha Nacional.

Dia D

Em Porto Seguro, o Dia Nacional de Vacinação do Idoso (8 de maio) foi aberto oficialmente com um delicioso café da manhã, na Unidade de Saúde do Mercado do Povo, no Bairro Baianão. Além dos 22 postos de saúde localizados nos bairros e distritos, foram montados 10 postos volantes, para facilitar o acesso à vacina. Também houve vacinação contra a gripe H1N1 para os grupos prioritários (gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos com doenças crônicas e adultos com idade entre 20 e 39 anos).

Seu Nelson de Oliveira, de 65 anos, foi se vacinar contra a gripe comum. Ciente da necessidade de se prevenir, ele disse que se não tivesse se vacinado nos anos anteriores certamente teria ficado doente. Muitos idosos chegaram acompanhados de outros familiares que também foram se proteger. É o caso dona Maria Alves, avó de Silene da Silva, 31. As duas foram ao posto para se vacinar contra a gripe H1N1. “Eu vim, assim que soube que as pessoas da minha idade já poderiam comparecer à vacinação, informou Silene.

Vacinação contra Gripe H1N1 – Última etapa da campanha

Em Porto Seguro, com a vacinação de adultos com idade de 30 a 39 anos no Dia D, o município iniciou a última etapa da campanha para imunização contra a gripe H1N1. Nos outros municípios do país esta etapa teve início na última segunda-feira, 10.

A população de grupos prioritários para vacinação contra a gripe H1N1 em Porto Seguro é de 61.000 pessoas. Mas a meta de vacinação, estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80% desse total, ou seja, 48.000 pessoas. O município já imunizou 33 mil pessoas. Fonte: DATA-SUS, em 12 de maio de 2010.

O secretário de Saúde do município, Messias Boaventura, salientou a importância de a população se proteger contra a gripe e alertou: “As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram devem comparecer aos postos para garantir sua proteção, especialmente adultos com idade entre 20 e 39 anos e gestantes, cujo número de imunizados ainda está abaixo do esperado”.

Para o prefeito Abade, a imunização traz mais saúde aos munícipes e prepara a população para receber o inverno com tranquilidade. Além disso, confirma Porto Seguro como um dos destinos mais seguros para os turistas.

Fonte: Ascom da Secretaria de Saúde de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui