Na manhã desta sexta-feira, 9 de abril, o Consórcio Público Interfederativo de Saúde (Consaúde), em parceria com o Sebrae, promoveu uma oficina com o tema “Desafios e Tendências para a Gestão Pública de Saúde”, no auditório do Hotel Skalla, em Teixeira de Freitas. O evento atendeu aos secretários de Saúde, coordenadores de Saúde da Atenção Básica e coordenadores de Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Para iniciar a oficina, foi feito uma reflexão pelo Pe. Rogério Gonçalves, da Paróquia São José Operário, que enfatizou a importância espiritual dos secretários e coordenadores no cargo em que estão, considerando a pandemia que tem ceifado milhares de vidas.
O facilitador da oficina foi o Fernando Amaral, mestre em Gestão Integrada das Organizações, consultor, instrutor e palestrante há 22 anos pelo Sebrae, Fieb, Fecomécio ONU.
Na ocasião, ele relatou o objetivo e estratégias que foi disposta na oficina, que foi “tratar sobre algumas temáticas para sensibilização e incomodação do público, no sentido positivo da palavra. Vamos falar sobre as características do comportamento empreendedor, sobre a questão das habilidades mais cobiçadas pelo mercado, no que tange a liderança.”
“Montaremos uma Matriz Swot, com análise de ambiente interno e externo, sobre os desafios e tendências da gestão pública municipal de saúde. Então, nosso objetivo é de dar um ponta pé inicial para que possamos apoiar o Consaúde no direcionamento estratégico e fortalecimento dos seus consorciados na gestão de uma forma mais moderna”, acrescentou o Fernando Amaral.
Presente estava o prefeito de Caravelas e presidente do Consaúde, Silvio Ramalho, que esclareceu a iniciativa do Consaúde em propor essa atividade para os secretários e gestores.
“A iniciativa do Consórcio é sair na frente, principalmente, na área da Saúde de nossa região, não só em vacinação, mas preparar a nossa equipe, os funcionários da nossa região. Que o maior patrimônio de uma empresa são os colaboradores, então, se você não o capacita e prepara pra um momento difícil de que estamos vivendo, a nossa tendência seria diminuir o atendimento, diminuir a maneira com que os nossos pacientes são atendidos”. Silvio Ramalho agradeceu a todos que estavam presentes e a parceria do Sebrae.
O projeto desenvolvido pelo Consaúde, em parceria com o Sebrae, prevê o desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, os coordenadores e secretários. Max Almeida, diretor executivo do Consaúde, explicou que “a gente sabe que diante da pandemia, acentou ainda mais a dificuldade em ser gestor de saúde, de ser coordenador, e a gente quer como Consórcio potencializar o empreendedor que há dentro de cada pessoa, de cada líder e a gente não se acomodou diante da dificuldade”.
“Esse projeto começa hoje com este evento, ele tem um segundo momento de continuidade junto com o Sebrae”, acrescentou Max Almeida.
Alex Brito, gerente geral do Sebrae, explicou sobre a importância do evento, considerando que a área da Saúde é um dos meios de ação rápida frente a pandemia que vivemos no contexto atual.
“Não tenho dúvidas em dizer, que é um dos setores que mais tem estão trabalhando e se dedicando nesse momento, é uma forma da gente contribuir com esse setor tão importante, sempre foi e agora tem sido imprescindível para nós. O Sebrae agradece ao Consaúde por contar com a parceria”, disse Alex Brito.
O Sebrae está em diversos setores no Extremo Sul, desde a Saúde com trabalhos em clínicas médicas, hospitais, laboratórios e escritórios. Além de estar em outros segmentos. O Sebrae está a disposição pelo telefone (73) 3291-4333 ou 0800 570 0800, ou pelo Instagram: @sebreatende