A Prefeitura de Mucuri divulgou, neste domingo (30), nota oficial sobre pontualidade dos repasses dos valores do Convênio com o Hospital São José. Na nota, a Prefeitura esclarece, inclusive com documentos oficiais, que não existe pendência financeira do Convênio firmado com a Cáritas Diocesana de Caravelas, que é a administradora do Hospital.
O boato iniciado por um internauta que é adversário político do prefeito Dr. Carlos, anuncia o fechamento do Hospital por falta de pagamento da prefeitura a entidade. Este ‘fake news’ ou notícia falsa gerou na população um sentimento de pânico e insegurança em relação ao suposto fechamento do Hospital São José.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Simões, há uma determinação direta do prefeito Dr. Carlos Simões para que o Hospital São José esteja sempre dentro das prioridades do governo que, inclusive, pretende incrementar os valores atuais do Convênio, objetivando atender melhor a população do município.
O prefeito Dr. Carlos anunciou, ainda, que a saúde passou a ter gestão plena. Isso significa que, além de cuidar dos postos da rede básica, a prefeitura passa a gerir os hospitais conveniados ao SUS, no caso, o Hospital São José. “Toda a documentação para readequação do contrato do novo convênio, incluindo o SUS estão sendo construídos pelo jurídico da Prefeitura”, disse o prefeito. ”Esta transição é morosa porque os termos do contrato precisam atender as diretrizes do governo federal por se tratar de verba federal, mas, enquanto isso, temos cumprido rigorosamente com os pagamentos do Convênio em vigor”, salientou Ronaldo Simões.