Em Mucuri, o Nasf priorizou saúde do trabalhador em abril

Em Mucuri, o Nasf priorizou saúde do trabalhador em abril. Fotos Ascom

Projeto “Cuidando de quem cuida”  alcançou resultados positivos

No transcorrer do mês de abril, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) desenvolveu várias ações voltadas à saúde do trabalhador.

Em Itabatã, na UBS-10, uma das inovações foi o atendimento noturno aos trabalhadores, com atendimento médico, coleta de preventivos, teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis, atendimentos odontológicos, palestra com psicólogo sobre doenças mentais relacionadas ao trabalho, com oferecimento de lanche para funcionários e usuários.

Já o Nasf Mucuri implantou o projeto “Cuidando de quem cuida”, para promover a saúde dos funcionários das UBS das equipes apoiadas. Em Mucuri, o trabalho é coordenado pela fisioterapeuta Fernanda Rodrigues e no distrito de Itabatã, por Laís Melo. O Nasf tem também um projeto chamado “Saúde do Trabalhador”, que pratica ginástica laboral com os funcionários das UBS.

Com resultados positivos alcançados, o Nasf consolida seu papel como estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família.

As áreas estratégicas para a realização das atividades do Nasf são as seguintes: atividades físicas/práticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/do adolescentes e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui