Antigo desejo dos moradores da Terra do Sol, a nova ponte sobre o Rio de Contas será inaugurada nesta sexta-feira, 8 de julho, às 9h, no município de Jequié. Na ocasião serão também entregues as obras de requalificação da Avenida Tote Lomanto, principal via de acesso à cidade. A avenida ganhou um novo entroncamento com a Rodovia Federal BR-116. O investimento aplicado nas duas obras de mobilidade, que foram executadas pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), é da ordem de R$ 31 milhões.
A nova ponte, erguida ao lado da ponte Teodoro Sampaio, liga o bairro do Mandacaru ao centro da cidade com uma extensão de 160 metros, duplicando a capacidade da travessia sobre o Rio de Contas. Para articulação viária com o sistema formado pela Rua Presidente Dutra (sentido centro da cidade) e a Avenida Otávio Mangabeira (sentido BR-116) foram realizadas obras de implantação/requalificação de 1 km de vias com pista dupla.
O conjunto de obras realizadas para desenvolver os sistemas de trânsito e transporte e promover a melhoria da qualidade de vida de quem vive, trabalha ou visita Jequié, contempla ainda a requalificação de 3,6 km da Avenida Tote Lomanto, que foi duplicada no trecho de 1.6 km, entre o acesso ao município pela Rodovia Federal BR-116 e a Escola Simões Filho.
O trecho seguinte da Tote Lomanto ganhou serviços de urbanização com implantação de passeios com piso tátil, pista de caminhada e corrida, iluminação, paisagismo, sinalização e a construção/reforma das praças Irmã Dulce, da Saúde e Maringá. Um novo portal de entrada na rotatória da BR-116 homenageia o homem do sertão, com obra de arte produzida pelo artista Bel Borba.
As obras já executadas pela administração estadual em Jequié e outras ainda em curso melhoram não só a qualidade de vida da população de Jequié e região, como movimentam a economia, gerando emprego e renda. Um exemplo é a policlínica regional, bem como a reforma e ampliação do Hospital Prado Valadares, que ganhou o novo Hospital da Criança, conhecido como Castelinho.
As obras de mobilidade complementam essas ações no município, gerando fluidez no trânsito e a requalificação dos espaços de convivência, além do desenvolvimento da logística dos sistemas de transportes de bens e serviços.