Passagem pelo município faz parte de agenda do ex-prefeito de Salvador pelo extremo sul baiano
Na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, esteve em Itamaraju, onde participou de entrevista coletiva ao lado do prefeito municipal, Marcelo Angênica, e outras lideranças políticas. O encontro com a imprensa aconteceu nas dependências da Faculdade Facisa.
A agenda de Neto em Itamaraju faz parte do movimento “Pela Bahia”. Desta vez, foram dois dias de atividades no extremo sul baiano, incluindo passagens por Caravelas, Alcobaça, Prado e Teixeira de Freitas, entre quinta e sexta-feira.
Durante coletiva, Neto esteve acompanhado por personalidades políticas como o ex-governador Paulo Souto e os deputados federais Adolfo Viana e João Gualberto; e o estadual Tiago Correia. Também estiveram presentes secretários municipais e outras lideranças.
Questionado sobre a importância da região nos cenários político e econômico do estado, Neto foi categórico ao afirmar que o peso do Extremo Sul é muito grande e com alto potencial e, por isso, precisa de um olhar especial.
“Quando a gente olha a economia do Extremo Sul, a gente vê uma diversidade diferente, que nem todas as regiões têm esse privilégio: o agronegócio, setores industriais e de serviços, expansão comercial e turístico. Observando todo esse potencial, conferimos que falta planejamento, visão para o futuro e ações coordenadas do poder público com empresários e empreendedores com o objetivo de dinamizar a economia e aproveitar ao máximo”, disse o ex-prefeito de Salvador.
Neto ainda comparou a Bahia com outros estados, inclusive da região Nordeste, assinalando a contribuição do estado para o desenvolvimento do país.
“Um estado que não oferece oportunidades, tem como outra face a pobreza e as graves desigualdades sociais. No caso do Extremo Sul, já existe um diagnóstico das principais intervenções e ações estruturantes que precisam ser feitas”, acrescentou.
Ainda com relação ao Extremo Sul, Neto ressaltou a importância de integrar as regiões litorâneas, desde a Costa do Cacau (Sul), passando pela Costa do Descobrimento à Costa das Baleias. Entre as ações sugeridas, a duplicação da ponte entre Prado e Alcobaça e interligação de trechos do Prado a Porto Seguro e Belmonte a Canavieiras.
O prefeito Marcelo Angênica destacou a inserção de Itamaraju no cenário político da Bahia. Além disso, disse que tem estreitado o diálogo com ACM Neto e trocado informações sobre demandas locais.
“Estou me dedicando por Itamaraju. A gente trabalha com a verdade e honestidade, por isso, acompanho esse grupo, que tem pessoas sérias e já provou que são. Precisamos de política séria, feita por pessoas sérias. Um grupo que busca resgatar a qualidade da política baiana em benefício do povo”, comentou.
A agenda de Neto no Extremo Sul teve ainda encontro com lideranças e visita a dois locais em Caravelas e reunião com pescadores em Alcobaça. Já em Prado, visitou a ponte que liga a Alcobaça, entre outras atividades. Em Teixeira, foram previstas caminhada pelo comércio e visita a uma fazenda de café e a obras municipais ao lado do prefeito Marcelo Belitardo (Democratas).