Em 2020, Mucuri e Nova Viçosa lideraram geração de emprego formal na região

Em 2020, Mucuri e Nova Viçosa lideraram geração de emprego formal na região
Praia da Costa Dourada, em Mucuri – Bahia — Foto: Divulgação

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia, divulgou nesta quinta-feira (28) os dados referentes à geração de emprego formal em dezembro e o acumulado do ano de 2020.

Conforme a tabela com ajustes, Mucuri e Nova Viçosa foram os municípios que conseguiram os dois melhores saldos na região Extremo Sul, considerando o acumulado do ano todo.

Mucuri

Em 2020, com relação ao ano anterior, Mucuri teve um acréscimo de 3.672 e 2.984 empregados de carteira assinada desligados – um saldo positivo de 688 postos de trabalho.

O resultado foi o maior do Extremo Sul. Durante o ano, o município registrou apenas três meses com saldo negativo (abril, -75, agosto, -54, e dezembro, -180). Na evolução mensal, destaque para o mês de julho, que registrou +485 postos.

As atividades econômicas que alavancaram o bom resultado no ano foram: Serviços (+532), Agropecuária (+114). Apenas a área de Construção registrou resultado negativo (-44).

Nova Viçosa

Já Nova Viçosa admitiu 1.526 e desligou 1.259 empregados de carteira assinada, um saldo positivo de 267 postos de trabalho.

O resultado foi o segundo maior do Extremo Sul. Durante o ano, o município registrou seis meses com saldo negativo. Na evolução mensal, destaque para o mês de fevereiro, que registrou +152 postos.

A atividade econômica que alavancou o bom resultado no ano foi o setor de Serviços (+313). Já a Agropecuária registrou o pior desempenho, com -114.

Outros municípios com acumulados positivos em 2020

  • Ibirapuã: +186
  • Caravelas: +159
  • Itabela: +84
  • Lajedão: +11
  • Medeiros Neto: +4
  • Itanhém: +1

Demais localidades chegaram a registrar boas recuperações, algumas até com um estoque de empregos maior, porém, demitiram mais do que contrataram em relação ao ano todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui