“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.” (Lucas 6.27-28)
O que é mais fácil? Permanecer odiando ou abandonar o ódio, o desejo de vingança e a ira contra aqueles que nos ferem? Em princípio pode parecer que é mais fácil odiar, mas é um engano. É muito mais fácil, melhor e também saudável, abandonar o ódio e escolher agir em amor. Aquele que veio nos trazer vida abundante, Jesus (Jo 10.10), está nos ensinando o caminho para desfrutá-la: devemos escolher amar, mesmo aqueles que qualificam-se para serem nossos inimigos.
Para terminar bem 2013, deixe por aqui as inimizades. Pela fé, aceite o mandamento de Jesus e escolha uma forma amorosa de lidar com as pessoas que se tornaram indesejáveis em sua vida. Aquelas que agiram de maneira dura e foram injustas com você. Aquelas que tornaram-se suas inimigas. Em seu íntimo, conceda-lhes perdão e decida agir da melhor maneira que lhe for possível, agir de maneira amorosa, com todos eles.
Quando amamos nos tornamos livres e nos qualificamos a ser envolvidos pela presença de Deus. Amar é um caminho seguro para quem deseja conhecer a Deus, pois Deus é amor (1Jo 4.8). O amor nos revigora, alegra e pacifica. Odiar nos deixa amargos e a vida se torna pesada. Há pessoas indesejáveis em sua vida neste momento? Fale com Deus a respeito e peça ajuda para agir com elas como Jesus mandou. Este é o jeito certo e o jeito certo é sempre o melhor jeito.