Educadores são capacitados para o controle dos programas educacionais

Educadores são capacitados para o controle dos programas educacionais. Fotos Ascom

Educadores e pessoas ligadas à Gestão Escolar no município – como diretores, coordenadores, presidentes de conselhos escolares, estudantes e a comunidade em geral – estão participando, em Porto Seguro, da segunda turma do programa Formação pela Escola (FPE). Resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), a formação tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes envolvidos na execução, monitoramento, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

O curso é semipresencial, sendo 52 horas online e oito horas presenciais, com dois encontros. O município possui um Tutor Presencial, Edilson Brito de Oliveira, que como preconiza o FNDE, é funcionário concursado da rede e especialista em Educação. Para desenvolver a função, ele participou de uma formação de em Salvador. Bimestralmente são ofertadas 80 vagas e a próxima turma a ser certificado pelo FNDE será capacitada sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os cursos são abertos a todos os cidadãos que tenham interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.  Antes de acessar, os interessados devem assistir a uma das reuniões de apresentação do programa, realizadas no município pela coordenação estadual ou pelo tutor municipal. Em seguida, podem preencher a ficha de pré-matrícula disponível no site http://www.fnde.gov.br/programas/formacao-pela-escola

Essas fichas são devolvidas ao tutor para que ele efetue o cadastro e a matrícula no sistema.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui