Ecofuturo e Suzano concluem projeto de Educação Ambiental em Malacacheta (MG)

Ecofuturo e Suzano concluem projeto de Educação Ambiental em Malacacheta (MG)
Evento de encerramento do Tecendo Saberes Socioambientais acontece na próxima quarta-feira, 30, e reúne exposição dos projetos desenvolvidos. Fotos: Ascom

O Instituto Ecofuturo e a Suzano, sua mantenedora, celebram a conclusão do projeto de Educação Ambiental “Tecendo Saberes Socioambientais” em Malacacheta (MG). No dia 30 de outubro, às 18h, acontecerá a cerimônia de encerramento na quadra da Secretaria Municipal de Educação, com a exposição dos projetos desenvolvidos durante a iniciativa, compartilhando experiências, resultados e aprendizados, além da entrega de certificados. O evento será aberto ao público.

Realizado desde outubro de 2018 no município, o projeto integra as ações do Nascentes do Mucuri, iniciativa desenvolvida pela Suzano com o apoio de diversos parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio Mucuri, educação ambiental e o desenvolvimento regional. Em Malacacheta, o Tecendo Saberes Socioambientais envolveu cerca de 120 educadores e estudantes da rede pública de ensino, que participaram de 80h de formação, com objetivo de estimular o debate e reflexões sobre estratégias para a conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares relacionados à sustentabilidade.

“A iniciativa deixa um legado importante ao município, contribuindo para o desenvolvimento local e para ampliação da consciência sobre a conservação ambiental, reforçando o propósito do programa Nascentes do Mucuri”, comenta Yugo Matsuda, Gerente de Meio Ambiente Florestal da Suzano.

Por meio do Tecendo Saberes Socioambientais, o Ecofuturo e a Prefeitura também fomentaram e desenvolveram processos de formação e consolidação da CIMEA – Comissão Interinstitucional Municipal de Educação Ambiental, que reúne diversas instituições do poder público, sociedade civil e setor privado, para promover espaços de diálogos e o conhecimento sobre políticas públicas de educação ambiental, como forma de fortalecimento dos projetos socioambientais na cidade e de contribuir para a construção, execução, monitoramento e avaliação da Política de Educação Ambiental de Malacacheta.

“Mais que formar educadores para uma ação socioambiental transformadora, o projeto propicia um espaço coletivo e participativo de diálogo sobre as principais questões de sustentabilidade, inclusive do município. Por meio das iniciativas desenvolvidas, podemos sonhar com a transformação das pessoas e da postura socioambiental das comunidades escolares envolvidas. É um semear de conhecimento que nos inspira a continuar o engajamento para a mudança em que acreditamos”, afirma Raquel Coutinho, responsável pelo projeto Tecendo Saberes Socioambientais do Instituto Ecofuturo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui