EBDA distribui 50 mil mudas de palma forrageira na I ExpoSerra

EBDA distribui 50 mil mudas de palma forrageira na I ExpoSerraA Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), participa, entre os dias 9 e 12, da primeira edição da ExpoSerra, que acontece no Parque de Exposições Joaquim Machado, no município de Serra do Ramalho, localizado a 845 km de Salvador. O evento reúne os principais criadores de gado leiteiro, agricultores e técnicos, com o objetivo de divulgar a bacia leiteira e o potencial produtivo do plantel da região.

A EBDA conta com um estande na exposição onde estão sendo distribuídas 50 mil mudas de palma, para agricultores familiares assistidos pela empresa. Cada produtor recebe mil unidades e conhece as tecnologias mais eficazes para a plantação da palma, expostas em uma unidade de demonstração.

De acordo com a gerente da EBDA de Bom Jesus da Lapa, Ivani Pereira, coordenadora das ações em Serra do Ramalho, a unidade demonstrativa proporciona, aos agricultores o entendimento necessário para a melhoria da produção agrícola. “Demonstramos a importância da escolha do terreno mais adequado para o plantio da palma, o preparo da área, o plantio em si, adubação orgânica e espaçamento das mudas”, explica a gerente.

A ação faz parte do Programa de Segurança Alimentar do Rebanho, desenvolvida pela EBDA, que visa contribuir com a sustentabilidade da bovinocultura de leite na Bahia, em períodos de estiagem. “A meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias com a distribuição de mudas de palma que devem produzir, até o final de 2013, mais de 75 milhões de plantas”, frisou o diretor de Pecuária da EBDA, Marcelo Vieira, que ministrará palestra sobre o programa, durante o Seminário: Cultivo e utilização da palma forrageira, que acontece no sábado (12).

São esperadas diariamente no evento, mais de 20 mil pessoas que também assistirão ao I Torneio Leiteiro. A atração é o ponto alto da ExpoSerra, onde vacas das raças Girolando, Holandesa, Gessi e Meio Sangue, com produção em média de oito litros/dia, concorrem a prêmios. As ordenhas programadas, nos animais, são realizadas pela manhã e no final da tarde.

Ascom EBDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui