EAD

O que é sala de aula? O que é aula?

Na tela não tem grito do professor, nem vozes dos alunos. Na sala de aula existem momentos inexprimíveis, um elogio, uma crítica, troca de ideias, a paquera, o comentário sobre uma nova música lançada que leva a empatia.

No mundo fechado do ensino a distância, existe a solidão. Não existe o ” interagir” natural que é uma ação mútua, frente a frente. A memória é um amontoado de sensações e o aluno preso a tela de um computador, não tem esta magia.

O olhar, o gesto e tom de voz do professor ajuda a fixar o assunto. Quem tem mais de cinquenta anos lembra onde estava no dia 11.09.2001, pois atingiu o emocional.

Eu estava no Polo Petroquímico de Camaçari quando recebi a ligação de casa: um avião bateu em uma das torres gêmeas, parecia acidente, logo depois bateu na outra, isto é comoção, isto grava forte na memória. Um insight insperado chega, e o passado vem de volta em cascata. No EAD ficamos imóveis, estáticos, é apenas uma tela.

É estranho para o “aprender” estar sozinho. Interagir e reinterpretar de uma forma que se torna mais aceitável e desse modo afugentar a dúvida. A vida tem singularidades não pode ser padronizada através de uma tela.

O ensino é frio de sentimento. Será o futuro, será o porvir. Os idosos têm na memória, as carteira, os quadros negros, o giz, sentar na frente ou no fundo da sala, mas o tempo estará arredondado tudo isto para uma tela e uma solidão.

O tempo vai-nos mastigando para que nos ache tenros e dóceis neste novo normal. Talvez a sala de aula, pós-pandemia seja uma senhora antiga com os dentes cansados para garantir sua sobrevivência.

Não perderemos a memória do mundo com o ensino a distância, mas criaremos mais uma armadura em volta do coração pelo bloqueio da emoção e não deixando a vida fluir. Este caminho novo apagará os diplomas na estante conquistados na leitura de livros. No jovem existe o futuro com novas formas de conexão com o mundo.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui