É preciso nascer de novo

“Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.” (João 3.3)

Nicodemos tinha sua própria maneira de interpretar o Reino de Deus, o modo como Deus age e se manifesta. E por suas convicções, o Reino de Deus se manifestaria pela demonstração de poder. Ele estava próximo a confiar em Jesus como o Messias por causa dos milagres que Jesus realizara. Afinal, se havia milagres e poder, isso seria um sinal da presença e manifestação de Deus. Ele achava que tinha a fórmula para entender e perceber a presença e atuação de Deus. Jesus porém lhe disse: “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Ninguém é capaz de discernir, de compreender as manifestações de Deus e de Seu Reino, a não ser que seja transformado. O modo como o Reino de Deus é difere completamente do modo como o reino dos homens é. Todo ser humano que pretenda reconhecer o Reino de Deus deve submeter-se a ele e ser transformado. Uma mudança tal que o seu nome é “nascer de novo”.

O modo como nos desenvolvemos, as lições que aprendemos no reino dos homens, nos tornam cegos para o Reino de Deus. Naturalmente caminhamos em sentido oposto a Deus. O que valorizamos Ele não valoriza. O que para nós é o principal, para Ele não é. Nicodemos achava que o segredo do Reino de Deus, da presença de Deus, era o poder. Mas Jesus não fez do poder o centro de Sua vida. O centro de Sua vida era o amor. Jesus disse aos Seus discípulos: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.” (Jo 13.34-35) Nicodemos trazia na mente e no coração referências de poder a respeito de Deus. Sua religião lhe impunha muitos mandamentos e ritos. Jesus reúne e resume tudo no amor e torna o amor a marca registrada dos que o seguem. Isso era completamente novo e totalmente diferente do que Nicodemos pensava.

Aquele que é alcançado e se deixa alcançar pelo Reino de Deus experimenta, de fato, um novo nascimento, uma grande transformação. Vai sendo renovado de dentro para fora pelo maior poder do universo: O poder do amor de Deus. São estes que tem olhos para discernir o que Deus faz, para reconhecer as manifestações do Reino de Deus. Como Nicodemos, há muitos impressionados com demonstrações de poder e completamente ignorantes quanto ao amor e presença de Deus. Somente na medida em que somos transformados, refeitos, podemos conhecer e reconhecer o Reino de Deus e as manifestações de Deus. Por isso, ainda que tenhamos muito tempo de igreja, sejamos até líderes em nossa religião, uma autoridade; ainda que saibamos muita teologia, se não estamos sendo transformados pelo amor e presença de Deus, somos como Nicodemos. Olhe para si mesmo: Há uma nova pessoa superando a antiga em você? Você está aprendendo a amar? Nascer de novo é preciso!

 

 

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui