E nossas estradas?

Mais um acidente cruel, dessa vez, próximo a Mucuri, onde 9 pessoas perderam a vida. Foi a batida entre uma S-10 e um Celta: morreram 3 do Celta e 6 da S-10. Duas famílias destroçadas, destruídas, que vão apenas guardar dentro de si a dor dessa tragédia.

Mais uma: o pior é saber que muitas outras estão por vir.

E a Cultura?

Nesses tempos bicudos, quase que esse escriba causou um pandemônio ao afirmar, para dois intelectuais dessa cidade, que uma Divisão ou Secretaria de Cultura, não deve fazer Cultura, mas apoiar os movimentos culturais. O debate se exacerbou, pois os dois não concordavam. Acham que um profissional que chefia um órgão estatal de cultura deve trabalhar o fazer cultural e impor as manifestações. Ora, a cultura é a manifestação da alma de uma nação, de um povo. Como impor cultura, se é do povo que ela vem? O que não pode haver é discriminação: no teatro, por exemplo, encenar Shakespeare ou Suassuna com a mesma intensidade. O que um órgão de cultura deve fazer é colocar as ferramentas adequadas (cursos, oficinas, equipamentos) para que as encenações aconteçam. Essa é uma discussão que promete e que será levada adiante.

A discussão e os debates servem para clarear o fazer cultural.

A renúncia de Bento XVI

Mais de 600 anos depois da renúncia de Gregório XII, em 1415, (mesmo assim renunciou antes de se empossar), Bento XVI surpreende o mundo e afirma que deixará a cátedra petrina em 28 de fevereiro. Ratzinger alega não ter mais preparo para exercer o pontificado, já que a idade o limita. Realmente, bastante alquebrado, o papa é quem sabe de suas condições para tamanho mister.

Quem será o novo papa?

O perfil do pontificado de Bento XVI

Quem acompanha a história da Igreja e acompanhou o pontificado de João Paulo II, sabia que o próximo papa seria Ratzinger e que seu reinado seria conservador. Ratzinger tinha esse perfil e foi prefeito da Sagrada Congregação de Ritos, de onde vigiava os costumes ancestrais da Igreja. Até na doutrina social, Ratzinger era um duro conservador: na Sagrada Congregação, enquadrou os bispos e clérigos do Terceiro Mundo, aqueles da Teologia da Libertação e da Opção Preferencial pelos Pobres. Por ele, Ratzinger, Leonardo Boff foi reduzido ao chamado “silêncio obsequioso”, proibido de escrever e dar aulas por um determinado período. Boff, ao ver seu ministério assim enquadrado, preferiu abandonar a Igreja.

Ratzinger teve um papado extremamente conservador.

Quem será o novo papa?

Os especialistas em Igreja Católica ainda não se sentem preparados para pensar em quem será o novo papa. Mas, com a experiência polonesa de Woitila e a alemã de Ratzinger, tudo leva a crer que ele será italiano, ou, como afirmam os entendidos, um oriundi.

É aguardar para ver.

Carnaval de Porto

Muita gente cumprimentando a prefeita Cláudia Oliveira pela cidade lotada no Carnaval e pela organização da folia. Reclamações ficam por conta do horário de apresentação das grandes atrações, que são empurradas para depois de 1 da manhã. Esse horário, segundo muitos foliões, obrigam as pessoas a ficar até de manhã no circuito da festa, o que não é agradável.

Dizem que a prefeita está atenta e pretende resolver a falha.

Alcobaça

Lamentável a morte de um menor no circuito da festa de Carnaval, em Alcobaça. O fato aconteceu na madrugada de terça-feira, dia 12, e o garoto (17 anos) foi atingido no coração por um caco de garrafa. O estilhaço veio do alto, pois uma turma que assistia ao show do Rhagatoni começou a brigar e a jogar garrafas para cima.

O garoto morreu e os bandidos que promoveram a briga ainda não foram identificados.

Deus proteja nossos filhos.

Do fim com poesia

“Ventos estáveis, gaivotas sobre

os molhes. A rebentação fixa-se

no ouvido. O som da água

nas fissuras da rocha, os gritos

que se perdem nas praias.

Barcos ancorados

nas florestas.”

(Poema MAR, encontrado em Poesia, do português Nuno Júdice).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui